A BOLA lançou o desafio a dois dos comentadores habituais em A BOLA TV e em abola.pt. Cada um veste a pele de treinador de um dos rivais lisboetas e explica o que faria para vencer o adversário do próximo domingo. Alexandre Costa 'é' Rui Borges, Paulo Robles faz de Bruno Lage

Kaboré conhece o Sporting como poucos no Benfica

Plantel dos encarnados tem muitos jogadores que ainda não conhecem as emoções do dérbi de domingo

Há muitos jogadores no atual plantel do Benfica que desconhecem em profundidade o que representam os jogos contra o Sporting. Entre aqueles que normalmente são primeiras escolhas de Bruno Lage para o onze, ou entram desde o banco de suplentes, há nove jogadores que nunca defrontaram os leões e podem estrear-se no jogo de domingo, da 16.ª jornada do campeonato.

Na defesa, os laterais-esquerdos Álvaro Carreras e Jan-Niklas Beste; no meio-campo, Leandro Barreiro chegou esta época e também não tem historial com os verde e brancos; no ataque quase todos se podem estrear neste palco — Rollheiser, Gianluca Prestianni, Andreas Schjelderup, Akturkoglu, Amdouni ou Pavlidis, ninguém jogou ainda na carreira contra o Sporting.

Curiosidade para Issa Kaboré, lateral-direito de 23 anos do Burquina Faso emprestado pelo Manchester City. Tem sido muito pouco utilizado pelo treinador (apenas sete jogos, 193 minutos de competição), há a possibilidade de pode sair no mercado de janeiro antes de finalizar o período de cedência, mas já tem experiência nestes débis de Lisboa; Kaboré defrontou o Sporting pelo Marselha, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23, foi suplente utilizado nos dois jogos, que venceu 2-0 e 4-1.