José Mota garante um Farense «preparado» para contrariar o Benfica
José Mota, treinador do Farense Foto: GRAFISLAB

José Mota garante um Farense «preparado» para contrariar o Benfica

NACIONAL21.04.202413:20

Treinador dos algarvios espera uma entrada forte dos encarnados e pede «forte concentração» e determinação aos seus jogadores.

José Mota garante um Farense preparado para contrariar o poderio do Benfica. O treinador dos algarvios desvalorizou o atual momento dos encarnados, recentemente eliminados na Liga Europa e a distância considerável do Sporting, que lidera o campeonato, esperando um adversário forte e determinado em resolver o jogo cedo. O treinador do Farense olha para o coletivo da sua equipa, quando confrontado com as ausências de Mattheus Oliveira e Bruno Duarte, que estão castigados e não vão a jogo.

- Como encara este jogo com o Benfica, que vem de uma desilusão na Liga Europa e está num momento difícil em relação ao campeonato. O Farense pode tirar proveito?

«São jogos com características completamente diferentes. Sabemos a forma como o Benfica vai atuar e que estas equipas grandes não gostam e não perdem dois jogos seguidos, conseguem em termos mentais um equilíbrio muito forte e percebem o que é ser do Benfica, treinador ou jogador. Portanto, espero um Benfica à sua imagem, muito forte a tentar resolver o jogo o mais rapidamente possível – que é apanágio das grandes equipas – e vai querer impor o seu ritmo de jogo. Sabemos perfeitamente que temos que estar muito bem preparados nessa fase do jogo para contrariarmos todo esse poderio, e sabemos também que em termos psicológicos esta equipa quer dar uma imagem e ter um resultado diferente do que teve na Liga Europa. Vai ser um jogo muito competitivo, é isso que espero dos meus jogadores, que tenham uma forte concentração e determinação e que sejamos um pouco à imagem daquilo que temos sido ao longo deste campeonato, nomeadamente no confronto com os chamados grandes. Vai ser um jogo interessante, em que estamos confiantes, como é óbvio, mas que temos que ter responsabilidade e perceber a dimensão deste adversário e a qualidade dos seus jogadores»

- No Farense, Mattheus Oliveira e Bruno Duarte são baixas. Como pretende colmatar as suas ausências, principalmente a do Bruno Duarte, o melhor marcador da equipa?

«É verdade que temos alguns jogadores que não podem dar o seu contributo, mas penso que os que vão ser chamados, vão fazê-lo com toda a determinação e capacidade e, fundamentalmente, vão pôr as suas qualidades ao serviço da equipa. Não estou preocupado com essas situações, que acontecem no futebol, e todos os que vão ser chamados vão corresponder com toda a vontade e determinação e tentar fazer um bom jogo no sentido coletivo. A nossa equipa vale exatamente pelo seu coletivo e forma de estar, é claro que há sempre individualidades que podem de um momento para o outro ter um certo desequilíbrio e ajudar. Mas vamos estar preparados, não só para tentar anular o poderio do Benfica, mas também fazermos com que as nossas individualidades, mas fundamentalmente o nosso coletivo, venha ao de cima e consigamos ter uma boa resposta. O nosso público vai estar presente para nos ajudar e continuar a dar nome de a fortaleza de Faro para que possamos encarar este jogo com toda a determinação, concentração e humildade, mas também com toda a responsabilidade, porque é um jogo em que vamos fazer tudo para obter um resultado positivo»

 

- O São Luís vai estar cheio de adeptos do Farense, mas também com muitos do Benfica. Isso é uma desvantagem?

«O Benfica é um clube grande, com uma massa adepta que adora futebol e vão estar presentes no São Luís. Mas os nossos adeptos também vão marcar presença, vai ser um bom ambiente, o que faz com que os jogadores se entusiasmem ainda mais e consigamos ser aquela equipa forte e que se possa galvanizar para fazemos um bom jogo e termos um bom resultado. O Benfica arrasta multidões, vai estar um ambiente espetacular, o que eu e os meus jogadores pretendem é fazer um bom jogo, demonstrar aquilo que nós somos e valemos e tentarmos um bom resultado»