Insultos racistas a Nico Williams: A posição da Liga e reação do irmão
O jogo entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao ficou manchado por insultos racistas dos adeptos dos colchoneros a Nico Williams, o que levou que o encontro fosse mesmo interrompido. Das bancadas, chegavam sons alusivos a um macado e, na resposta, o avançado de 21 anos marcou com uma celebração a apontar para a cor da pele.
Mas o caso não ficou por aqui, já que Nico Williams reagiu entretanto com um post na rede social X onde escreveu: «Não ao racismo», acompanhado por algumas fotos dos festejos do golo, uma delas a preto e branco.
¡NO AL RACISMO!✊🏿🖤 pic.twitter.com/NPbn1tsNoS
— Nicolas Williams (@willliamsssnico) April 27, 2024
Mais longe foi o irmão, Inaki Williams, também do Athletic. «Não é a primeira vez que acontece isto. Estas ações são intoleráveis e têm de acabar. Os assobios deviam ser feitos a quem o insultou e não à vítima», frisou no final do encontro da 33.ª jornada da liga espanhola.
👊🏿 @Williaaams45, sobre los insultos racistas recibidos por @willliamsssnico
— Athletic Club (@AthleticClub) April 27, 2024
"Son acciones son intolerables. Esta lacra debe acabar"#AtletiAthletic #AthleticClub 🦁 pic.twitter.com/bSZNzxCcFj
Entretanto, o jornal Marca avançou que a polícia espanhola já identificou o adepto responsável pelos cânticos racistas no Wanda Metropolitano.
A La Liga também tomou uma posição oficial: «A LALIGA denunciará esta segunda-feira, perante o Procurador Delegado para Crimes de Ódio de Madrid, os cantos racistas proferidos ontem sobre Nico Williams no Wanda Metropolitano».»
LALIGA denunciará este lunes, ante el Fiscal Delegado de delitos de Odio de Madrid, los cánticos racistas vertidos ayer sobre Nico Williams en el Cívitas Metropolitano.#LALIGAVSRacismo
— LALIGA Corporativo (@LaLigaCorp) April 28, 2024