Greve dos árbitros adia jogos deste fim de semana na Grécia
Os mais recentes incidentes ocorreram num jogo de voleibol entre Panathinaikos e Olympiakos (Foto: IMAGO/ANE Edition)

Greve dos árbitros adia jogos deste fim de semana na Grécia

Em causa estão os casos de violência que estão a marcar a atualidade desportiva no país

Os jogos da liga grega de futebol agendados para este fim de semana foram adiados devido à falta de árbitros, que se encontram em greve na sequência de casos de violência envolvendo adeptos no país.

«Na sequência do anúncio do Comité Central de Arbitragem sobre a não nomeação de árbitros, é anunciada a não realização da 14.ª jornada da Superliga», revelou a entidade responsável pelo campeonato grego, numa alusão à decisão tomada por aqueles profissionais, que exigem condições de segurança.

Os mais recentes incidentes violentos ocorreram num encontro de voleibol entre Panathinaikos e Olympiakos: provocaram ferimentos graves num polícia de 31 anos (que perdeu sangue e sofreu uma paragem cardíaca após ter sido atingido numa coxa)  e resultaram na detenção de 400 pessoas.

«Os autores destes crimes horrendos nada têm a ver com o desporto. ... São criminosos comuns que ameaçam e às vezes ceifam vidas humanas e destroem propriedades», reagiu o porta-voz do governo, Pavlos Marinakis.

No passado domingo, o Volos-Olympiakos foi interrompido devido a confrontos nas bancadas, violência que Giannis Oikonomou, ministro da Administração Interna, quer combater: «Este ataque não deve e não ficará impune. É uma questão de fazer cumprir a lei e a justiça. A polícia grega há muito tempo – tal como toda a nossa sociedade – tem pagado um preço elevado pela violência dos adeptos.»