Goleador do Benfica teve perdão

NACIONAL17.11.202420:39

Akturkoglu sentiu o conforto do país depois do penálti falhado frente ao País de Gales. Companheiros de equipa e selecionador apoiaram o jogador

O minuto 89 foi madrasto para Kerem Akturkoglu, extremo da Turquia e do Benfica. Falhou uma grande penalidade — bola a tocar na base do poste esquerdo e a sair — e a seleção turca empatou em casa com o País de Gales, em jogo da 5.ª jornada do grupo B4 da Liga das Nações. No final, o avançado do Benfica era o rosto do desalento e não segurou as lágrimas quando se dirigiu aos adeptos turcos.

«Gostaríamos de agradecer pelo apoio, foi um ótimo ambiente. Queríamos muito vencer e dar-lhes a vitória. Estivemos perto de vencer no final da partida. Não ganhámos por causa do penálti que falhei. Peço desculpa ao nosso povo, aos meus colegas. Espero que tenhamos a oportunidade de fazer as pazes e compensar e avançar para a liga A. Lutaremos para ganhar o próximo jogo», garantiu o atacante.

As palavras do jogador foram recebidas com simpatia dentro e fora da equipa, a Turquia uniu-se para dar conforto ao futebolista, que apareceu nas capas de praticamente todas as publicações turcas, mas, obviamente, dentro da seleção foi abraçado com carinho por todos, dos companheiros, ao selecionador.

«Em relação ao penálti, devo lembrar que tinha tirado o Arda [Guler] uns minutos antes. O Arda também bate bem e o Kerem bate muito bem, como sabem. Os penáltis são convertidos por futebolistas que assumem essa responsabilidade e colocam o coração em jogo», explicou Vincenzo Montella, selecionador da Turquia.

Hakan Çalhanoglu, capitão de equipa, também se associou à onda de solidariedade em torno do companheiro: «Compreendo-o muito bem, afinal de contas um penálti pode ser falhado. Tentámos motivá-lo, ele precisa de levantar a cabeça. A hipótese de marcar é de 50/50 num penálti.»

Bruno Lage, treinador do Benfica, não terá, pois, de preocupar-se com o estado psicológico do jogador, mais a mais porque Akturkoglu tem nova oportunidade para moralizar-se, dado que a Turquia continua a liderar o grupo e encerra esta terça-feira em Montenegro a participação na Liga das Nações, se conseguir vitória ou, até, empate. A promoção à Liga A da competição está, pois, ao alcance, para conforto de Akturkoglu.