Galeno: os números do senhor Europa
Galeno festeja golo da vitória frente ao Arsenal (Foto: ESTELA SILVA/LUSA)

Galeno: os números do senhor Europa

NACIONAL22.02.202400:26

Avançado deu a vitória do FC Porto frente ao Arsenal e já leva cinco golos (mais três assistências) na presente edição da Liga milionária. Veja outros números do jogador de 26 anos

Com cinco triunfos em outros tantos jogos (todos para a Premier League) e 21-2 em golos nessa sequência, o papão Arsenal entrou motivado ao Dragão, onde nunca não tinha vencido - 0-0 em 2006, 0-2 em 2008 e 1-2 em 2010 -, e saiu... derrotado, por 0-1, obra e graça de um golo, ou melhor, golaço, de Galeno, o senhor Europa, já que o brasileiro tem estado de pé quente nesta Champions: seis jogos, cinco golos (tem nove no total da época) e três assistências.

Assim, igualou Phil Foden, do Manchester City, como o jogador com participação direta em mais golos nesta edição da liga milionária. Mas há mais: tornou-se no 10.º player do clube a chegar aos cinco golos numa edição da competição, imitando Zahovic, Jardel, Lisandro López, Jackson Martínez, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira e Taremi. E, a par de Morata, Grizmann (ambos do Atl. Madrid), Hojlund (Man. United) e Haaland (Manchester City), lidera a lista dos melhores marcadores da Champions da temporada de 2023/2024.

Números animadores... ou não

Se muitos perspetivavam uma noite difícil para o FC Porto por força do excelente momento dos gunners (e também do pouco brilhantismo evidenciado pelos dragões nos últimos encontros), foi o Arsenal, que dos sete remates efetuados nenhum foi na direção da baliza de Diogo Costa, a viver noite complicada no Dragão e coroada, como se sabe, com uma derrota. Na etapa inicial, Galeno falhou um golo cantado pouco depois do minuto 20, primeiro ao acertar nos ferros com a baliza escancarada e na recarga a rematar ao lado, mas já ao cair do pano (90+4’) fez um golo que vai correr mundo! Assim, o mais do que favorito (em teoria, claro) Arsenal caiu aos pés de um dragão que voltou a cuspir fogo na Europa (não que seja propriamente uma novidade...)

Agora com nove vitórias, oito empates e seis derrotas em 23 jogos frente a emblemas ingleses nas provas europeias na condição de visitado, o FC Porto vai a Londres com o sonho dos quartos bem vivo. Mas todos os cuidados são poucos, até porque o histórico dos azuis e brancos na casa gunner está longe de ser famoso: três jogos, três derrotas, por 0-5 (em 2009/2010), 0-4 (2008/2009) e 0-2 (2007/2008). Porém, (bem) mais animador é a percentagem de apuramento para a fase seguinte de uma prova europeia depois de vencer o primeiro jogo no conforto do lar: 82 por cento, fruto de 36 qualificações em 44 eliminatórias.

Pepe sempre a somar

Perto de completar mais um, no caso o 41.º, aniversário, o que acontecerá na próxima segunda-feira, Pepe fez, ontem, o 119.º jogo na Champions - igualou Xabi Alonso, agora treinador do Leverkusen, no 22.º lugar, e sozinho tem mais encontros na prova do que todo o onze de ontem do Arsenal!

E se Pepe já era o jogador (de campo) mais velho (40 anos, 9 meses e 27 dias) a jogar e a marcar na Champions - marca obtida a 13 de dezembro do ano passado frente ao Shakhtar -, ontem quebrou mais um recorde ao fazê-lo num jogo a eliminar! Assim, com 40 anos, 11 meses e 26 dias, superou dois monstros do futebol mundial, Ryan Giggs (40 anos e 3 meses), que que fez toda a carreira de sénior no Manchester United, e Alessandro Costacurta, 40 anos, que de 1979, ainda nas camadas jovens, a 2007 representou o Milan, com exceção da temporada de 1986/1987, cedido ao Monza.