'Football Manager' da vida real: 300 CV depois, subiu aos 27 anos uma equipa à primeira divisão
Esta é a história de um 'Football Manager' da vida real. Joe Armas tem 27 e garantiu na passada quinta-feira a subida do Imbabura Sporting Club à primeira divisão do Equador. Não, não marcou o golo decisivo, o seu impacto foi bem diferente. É o treinador, o mais jovem de uma equipa dos escalões principais do país.
Quando tinha 17 anos, e depois de ter passado pelas camadas jovens de Deportivo Quito e Liga de Quito, Armas viajou para Espanha a fim de fazer o curso de treinador e fazer uma especialização em gestão desportiva. Estagiou depois nos Países Baixos, mais concretamente no PSV, no Ajax e no Ajax, e posteriormente em Espanha, no Real Madrid, Athletic Bilbao e Leganés. Ao mesmo tempo, trabalhava como pedreiro para garantir o sustento. Os dias de trabalho ultrapassaram as 12 horas.
Voltou ao seu país, enviou mais de 300 currículos e em 2021 foi contratado pelo Imbabura. Logo na primeira época, subiu a equipa à Série B. Na segunda, chegou aos quartos de final da Taça, após eliminar a Liga de Quito, um dos emblemas mais fortes do Equador, com um golaço de Kevin Rodríguez. E, na quinta-feira, após uma goleada ao Maracá, carimbou a promoção à LigaPro, ao garantir pelos 'Textileros' o segundo lugar da tabela.
Joe Armas não evitou as lágrimas com o sucesso, e sabe já que será o treinador mais jovem do primeiro escalão. Já é mais novo do que metade do plantel que orienta. É como jogar 'Football Manager' na vida real. O Imbabura está de volta à companhia dos grandes 13 anos depois da última participação.