FIFA impõe sanções a Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai
O jogo entre a Argentina e o Uruguai ficou marcado por várias polémicas (IMAGO)

FIFA impõe sanções a Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai

INTERNACIONAL10.01.202418:48

Seleções terão de jogar com partes do estádio interditadas e também terão de pagar multas

O Comité Disciplinar na FIFA puniu as seleções sul-americanas da Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai com a interdição de parte dos seus estádios quando voltarem a jogar na qualificação para o Mundial-2026.

Os castigos dizem respeito a incidentes que ocorreram no início da fase de qualificação, no final do ano passado.

A Argentina terá 50% do seu estádio vazio na próxima vez que jogar em casa, vai pagar uma multa de 21,5 mil euros e ainda será obrigada a investir 53 mil euros num plano antidiscriminação.

Estas sanções surgem na sequência de insultos discriminatórios de adeptos argentinos contra jogadores do Equador em setembro, da invasão de campo de adeptos no jogo com o Uruguai e da falta de ordem no redor do estádio no encontro com o Brasil em novembro. 

O Chile também terá de encerrar metade do seu estádio no seu próximo jogo em casa, devido ao comportamento discriminatório dos seus adeptos no jogo contra a Colômbia, em setembro, e o Peru, em outubro. 

Os chilenos terão também de contribuir para um plano anti discriminatório com 85 mil euros.

Já a Colômbia jogará o seu próximo jogo em casa com apenas 75% da capacidade do estádio e recebeu uma multa de 32 mil euros para investir, também, num plano antidiscriminação, devido a atitudes dos seus adeptos em jogos contra o Chile em setembro.

E o Uruguai será a última equipa a sofrer interdições no seu próximo jogo em casa – cerca de 25% do recinto estará fechado – e também terá de investir 32 mil euros num plano antidiscriminação, devido a atrasos nos jogos com a Colômbia e o Brasil e o comportamento dos seus adeptos frente à Argentina.