Fenerbahçe ameaça abandonar Superliga turca
Luta no final do Trabzonspor-Fenerbahçe (IMAGO)

Fenerbahçe ameaça abandonar Superliga turca

INTERNACIONAL18.03.202416:23

Decisão vai ser discutida em Assembleia Geral

Na sequência da autêntica batalha campal que ocorreu no último domingo, após a vitória do Fenerbahçe no terreno do Trabzonspor (3-2), o clube de Istambul divulgou já esta segunda-feira um comunicado onde afirma que irá explorar a hipótese de abandonar o campeonato.

Numa Assembleia Geral marcada para 2 de abril, vai-se estudar a possível «retirada da equipa de futebol da Superliga, com base nos acontecimentos ocorridos no jogo disputado na noite de 17 de março de 2024».

O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, abordou o assunto ao canal oficial do clube, FB TV: «Se for necessário, iremos para uma liga inferior. Quando tomámos esta decisão, a despromoção para uma liga inferior já está em causa. Em vez de morrermos todos os dias, morreremos num dia. Temos de salvar o nosso futuro.»

Ali Koç, presidente do Fenerbahçe desde 2018 (IMAGO)

«Se nos tratam como um clube marginalizado deste país, temos de determinar o nosso próprio futuro. Isto é muito claro, não se trata de chantagem ou ameaça», continuou Koç, que acrescenta que, se o clube descer mesmo de divisão, não sairá da presidência do mesmo.

Koç criticou o ambiente instalado em torno do futebol turco: «Isto é uma vergonha para o futebol turco. Nos últimos 13,14 anos, há quem tenha sido pioneiro em fazer com que estes dois clubes [Fenerbahçe e Trabzonspor] lutem entre si e semeiam a violência e o ódio entre os dois clubes. Depois do campeonato de 1996 [que o Fenerbahçe venceu, com mais dois pontos que o rival], as tensões aumentaram de facto, mas essas sementes de ódio nunca foram lançadas. Temos de eliminar estes problemas, pensando de forma racional, a longo prazo, com paciência e sensatez. O Trabzonspor é um dos valores mais importantes do futebol nacional.»

A dois pontos do 1.º classificado Galatasaray e com oito jornadas até ao fim do campeonato, o Fenerbahçe está na luta pelo título do campeonato turco, que lhe foge há 10 anos.