FC Porto: Taremi perde prémio de melhor jogador asiático internacional
Internacional iraniano era um dos três finalistas ao prémio de melhor jogador asiático internacional do ano civil de 2022

FC Porto: Taremi perde prémio de melhor jogador asiático internacional

NACIONAL01.11.202312:16

Ponta de lança iraniano dos dragões era um dos três finalistas, mas distinção acabou por ser para defesa-central coreano do Bayern Munique

Mehdi Taremi foi superado por Kim Min-jae na eleição para o prémio de melhor jogador asiático internacional relativo ao ano de 2022.

O ponta de lança iraniano do FC Porto era um dos três finalistas, juntamente com Kim Min-jae (defesa-central coreano que na época passada representava o Nápoles e que atualmente está ao serviço do Bayern) e Kaoru Mitoma (avançado japonês que alinha no Brighton), mas acabou por ver o gigante coreano ser o escolhido na cerimónia promovida pela Associação de Futebol Asiático (AFC).

O facto de não ter conquistado o prémio não belisca minimamente os registos conseguidos por Taremi ao longo da sua carreira, sendo que, já depois de representar Shanin Bushehr, Iranjavan FC e Persepolis, todos do Irão, e Al-Gharafa, do Catar, o internacional iraniano (que soma 73 jogos e 41 golos pela sua seleção) 'assentou arraiais' em Portugal e, época após época, reforçou ainda mais o seu faro pelo golo.

Pelo Rio Ave, em 2019/2020, apontou 21 golos em 37 jogos, pecúlio que lhe valeu o salto para o FC Porto, clube que representa há quatro temporadas consecutivas. O percurso nos azuis e brancos regista, por esta altura, 160 partidas realizadas, 83 golos marcados e 43 assistências realizadas.

No que a títulos diz respeito desde que está no futebol português, Taremi já venceu todos os títulos nacionais: Liga (1), Taça de Portugal (2), Supertaça Cândido de Oliveira (2) e Taça da Liga (1). Além disso, o número 9 dos portistas sagrou-se, na época passada, o melhor marcador do campeonato (22 golos) - esta distinção individual, sublinhe-se, voltou a elevar um jogador do FC Porto ao patamar de goleador-mor da Liga, depois de Jackson Martínez ter ganho o prémio em 2014/2015 (naquela que foi a terceira distinção consecutiva do colombiano, acrescente-se, uma vez que repetiu os feitos alcançados em 2013/2014 e 2012/2013).