As campeãs no Museu
As campeãs no Museu

FC Porto: Taça de campeão feminino já está no museu

André Villas-Boas elogia desempenho da equipa e sonha com a presença I Divisão

André Villas-Boas recebeu o troféu da 3.ª divisão feminina no Museu FC Porto. Luísa Novais, sócia do clube (40.160) que acompanhou a equipa feminina durante toda a temporada, entregou o troféu de Campeão Nacional da terceira divisão ao Museu FC Porto, onde André Villas-Boas fez questão de «agradecer de coração por tudo o que fizeram pela camisola do FC Porto» às atletas que conseguiram «tantas vitórias, só vitórias, muita glória e muita conquista» com «muito sangue, suor, lágrimas e ambição».

Grato de coração: «É um prazer enorme estar aqui, vocês são o nosso orgulho esta época, uma época feita de recordes e que começou naquele dia em que o povo portista vos abraçou pela primeira vez neste projeto único, que é a equipa de futebol feminino sénior do FC Porto, e toda a continuação destas semanas maravilhosas à vossa beira. Tantas vitórias, só vitórias, muita glória e muita conquista, mas seguramente muito sangue, suor, lágrimas e ambição por trás. Tenho que vos agradecer de coração por tudo o que fizeram pela camisola do FC Porto».

O sonho comanda a vida: «Sei que são muito ambiciosas, o professor José Manuel e o Manuel Graça transmitem-vos esta ambição que une o projeto. Sempre que eu faço uma chamada para o professor ele está sedento de mais glórias e vitórias, para ele a vitória é sempre o caminho para o sucesso, vive desta ambição e sei que sonha pousar aqui a taça de Campeão Nacional da primeira divisão. Isso será o culminar de um longo processo que se iniciou em 2024»

Galeria de imagens 6 Fotos

História documentada: «Esse dia chegará, mais cedo ou mais tarde, no entanto quero dizer-vos que já estão na história do FC Porto e que daqui a 20, 30 ou 40 anos, quando pegarem na revista Dragões já com os vossos filhos, maridos e companheiras verão que ficou registada toda a glória que vocês atingiram, o percurso feito até aqui, os recordes que bateram, a amizade que viveram e o amor único que é representar o FC Porto»

Contagem decrescente para 2025/2026: «Fico muito orgulhoso do vosso percurso até agora e ansioso por ver-vos disputar a segunda divisão e vai ser mais uma grande batalha, com muitas dificuldades. Vocês têm demonstrado muita força, mas vão ter que continuar a demonstrar toda essa força e muita sede de vencer, mas estou seguro de que com este espírito lá chegarão»

Sentimento único e especial: «Quero agradecer finalmente a toda a Direção, ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, a todas as equipas de apoio, equipas médicas e técnicas, de performance e nutrição. Todo o universo que trabalha à vossa volta trabalha sem fim com dedicação pelo FC Porto 24 horas por dia e sete dias por semana. Vencer por este clube é um sentimento único e especial, fazê-lo da forma que vocês fizeram este ano é ainda mais saboroso. Muitos parabéns, estou muito orgulhoso de vocês e sei que a nação portista também»

Merecidas férias: «A vossa página é um sucesso absoluto, a conta FC Porto W é uma das páginas mais seguidas do clube, sempre com grande emoção, carinho e muitas mensagens de apoio que vocês tanto merecem. Descansem muito, porque eu vi imagens violentas dos festejos no autocarro e prevejo que haja muita recuperação a fazer e muitas aspirinas por tomar. Hoje temos uma festa de celebração que dignifica tudo o que fizeram, a equipa masculina segue para os Estados Unidos e vocês vão de férias. Desfrutem muito do vosso sucesso e obrigado de coração»

Treinador Daniel Chaves

A união fez a força: «Não é fácil estar aqui neste momento a discursar depois da viagem de ontem. Quero começar por agradecer à direção por todo o apoio que nos deu nesta temporada e pela aposta no futebol feminino. A maior resposta que tivemos foi na apresentação, quando os nossos adeptos nos contemplaram com o recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal. É sinonimo de que o trabalho foi bem feito e a quantidade de público que tivemos nos jogos engrandeceu o desporto nacional e o futebol feminino. Quero agradecer também ao restante staff por ter contribuído para a melhoria da performance das nossas jogadoras. Não poderia deixar ainda de agradecer a elas, a quem merece tudo aquilo que estamos a viver e fez por merecer o título»

Um slogan refletido em campo: «Sinónimo de que no FC Porto não chega ganhar é o resultado de ontem. Num jogo que estava 1-0, resultado que chegava para nós, quisemos uma vitória à Porto. Depois do empate, vimos as jogadoras a correr e a ir buscar a bola porque não chegava um empate e sermos campeões nacionais, queríamos um recorde. Conseguimos o recorde com 26 vitórias em 26 jogos, não me lembro de alguma vez ter visto isso no futebol feminino. É um marco histórico para a nossa equipa. Levámos muito a sério o slogan que foi criado para esta época, o 'Invictos de Coração', quisemos aplicá-lo e temos aqui as Invictas de Coração. São estas jogadoras que nos presentearam com o trabalho que fizeram esta época para levantarmos o título»

Nova época, os mesmos objetivos: «Quero ainda agradecer aos adeptos pela presença massiva nos nossos jogos ao nível de uma primeira divisão. Nunca ninguém olhou para isto como um projeto de terceira divisão e é assim que queremos continuar. É com um sentimento de orgulho e de dever cumprido que aqui estou, mas, como nos ensinaram nesta casa, nada acaba aqui. Para o ano há muito trabalho para fazer e muita coisa a conquistar»

Sugestão de vídeo: