Estrela da Amadora-Casa Pia: respirar melhor... com o oxigénio do vizinho
O Estádio José Gomes, na Reboleira, recebe o último compromisso do Estrela da Amadora na Liga esta época, diante do Gil Vicente (D.R.)

ANTEVISÃO Estrela da Amadora-Casa Pia: respirar melhor... com o oxigénio do vizinho

NACIONAL08.03.202408:00

Tricolores estão em zona perigosa e querem galgar na tabela; gansos encontram-se em posição relativamente tranquila; estrelistas gostam de jogar em casa, casapianos têm apetência por jogar fora

O Estádio José Gomes, na Reboleira, recebe, esta noite, um dos duelos da 25.ª jornada da Liga, com Estrela da Amadora e Casa Pia a medirem forças a partir das 20.45 horas.

Trata-se de um embate entre vizinhos e, como tal, é também um dérbi de Lisboa. Algo que oferece ainda mais condimentos a esta partida entre amadorenses e casapianos.

Estamos a 10 jornadas do final do campeonato e, por isso, as equipas que estão em situação delicada têm de arrepiar caminho. É o caso do Estrela da Amadora. Os estrelistas encontram-se no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa, com 22 pontos, e precisam urgentemente de somar para galgar posições.

Mesmo que para isso tenham de socorrer-se da garrafa de oxigénio do... vizinho. Afinal, o Casa Pia está, neste momento, relativamente mais tranquilo - 10.º lugar (27 pontos) -, mas a diferença não é assim tão significativa e um triunfo tricolor esta noite encurta distâncias.

ESTRELA DA AMADORA

Jogar em casa é que é bom. Afinal, dos 22 pontos somados pelo conjunto de Sérgio Vieira na presente temporada, 14 foram conquistados na Reboleira.

No mítico José Gomes, o Estrela triunfou diante de Estoril (2-1), Famalicão (1-0), Boavista (3-1) e Portimonense (3-0), tendo ainda empatado com Vizela e Chaves (ambos 1-1).

Nesta perspetiva, o cenário é animador, mas convém mesmo arrepiar caminho. Até porque os tricolores não vencem há três jogos - derrotas com SC Braga (0-3) e FC Porto (0-2) e empate frente ao Chaves (1-1). É, pois, tempo, de dar a volta ao texto e regressar aos pontos, se possível os três, para que o final da ronda possa ser recheado de êxito - até pelos resultados das várias equipas que estão também na luta pela permanência... O último triunfo já foi há quase um mês: 3-0 ao Portimonense, no passado dia 9 de fevereiro.

Equipa provável (3x4x3): Bruno Brígido; Kialonda Gaspar, Pedro Mendes e Rúben Lima; Hevertton, Aloísio, Léo Cordeiro e Nanu; Léo Jabá, Ronaldo Tavares e Regis Ndo

Lesionados: Manuel Keliano e Rodrigo Pinho

Castigados: -

A antevisão de Sérgio Vieira (treinador do Estrela da Amadora):

CASA PIA

Bom momento dos gansos. Desde a chegada de Gonçalo Santos ao comando técnico, os casapianos só sabem... pontuar. E ainda não sofreram qualquer golo!

O jovem treinador, de apenas 37 anos, é o terceiro homem do leme da temporada no conjunto de Pina Manique - já por lá tinham passado Filipe Martins e Pedro Moreira - e o seu impacto no grupo foi extremamente positivo.

Vitórias diante de Arouca (1-0) e Vitória de Guimarães (2-0) e empate frente ao Gil Vicente (0-0) foram os resultados obtidos pelo Casa Pia no consulado de Gonçalo Santos, sendo que esses 7 pontos conquistados em 9 possíveis permitiram aos gansos darem um salto importante na tabela. A manutenção ainda não está, de todo, garantida, mas as perspetivas são (bastante) positivas.

E jogar fora de casa, acrescente-se, até tem sido vantajoso para os casapianos. Longe de Rio Maior - casa emprestada aos lisboetas em virtude das obras em Pina Manique -, o Casa Pia alcançou 17 dos 27 pontos que já soma na Liga.

Equipa provável (3x4x3): Ricardo Batista; Fernando Varela, Zolotic e Tchamba; Larrazabal, Krygard, Beni e Leonardo Lelo; Nuno Moreira, Felippe Cardoso e Pablo Roberto

Lesionados: Kiki Silva e Rafael Brito

Castigado: Ângelo Neto

A antevisão de Gonçalo Santos (treinador do Casa Pia):

E como a partir desta altura - entenda-se, fase da época - todos os pormenores contam, importa recordar que o confronto direto é o primeiro fator de desempate no final do campeonato caso duas equipas terminem com o mesmo número de pontos. Ora, perante essa hipótese, recorde-se que na primeira volta o Estrela da Amadora venceu o Casa Pia (1-0, golo de Ronaldo Tavares, já em período de compensação), pelo que um eventual triunfo esta noite permitirá aos tricolores ficarem mais perto dos casapianos e garantirem vantagem no confronto direto.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer