Estoril elimina Benfica e defronta SC Braga na final da Taça da Liga
Miguel Nunes

Allianz Cup Estoril elimina Benfica e defronta SC Braga na final da Taça da Liga

NACIONAL24.01.202422:08

Rafik Guitane adiantou os canarinhos no marcador, mas Otamendi, já na segunda parte, empatou para as águias; no desempate por penáltis, Tomás Araújo e Marcos Leonardo desperdiçaram os respetivos castigos máximos, sendo que, do lado estorilista, apenas João Marques não concretizou o castigo máximo

ESTORIL NA FINAL DA TAÇA DA LIGA

Para o Benfica marcaram João Mário, Otamendi, Arthur Cabral e Di María. Marcos Leonardo permitiu a defesa de Dani Figueira e Tomás Araújo atirou ao lado do poste. Para o Estoril marcaram Rafik Guitane, Alejandro Marqués, Mor Ndiaye, Tiago Araújo e Bernardo Vital. João Marques permitiu a defesa de Trubin.

Vai começar o desempate por penáltis!

Final do tempo regulamentar! Benfica 1 Estoril 1

Os encarnados conseguiram reagir à desvantagem com que tinham ido para o intervalo - golo de Rafik Guitane, aos 16 minutos - e, já na etapa complementar, chegou ao empate por intermédio de Otamendi. A decisão relativamente ao segundo finalista da Taça da Liga sairá agora do desempate por penáltis.

90+6': Grande oportunidade para o Benfica! No último suspiro, Di María remata de fora da área, mas a bola bateu no poste direito da baliza de Dani Figueira.

90+5': Substituição no Benfica, com a saída de Rafa para a entrada de Arthur Cabral.

90+4': Grande oportunidade para o Benfica! Passe longo de Di María para a esquerda, Álvaro Carreras penetrou na área e assistiu Rafa, mas Pedro Álvaro faz um corte milagroso e evita o golo das águias.

90+1': Cartão amarelo a Mateus Fernandes (Estoril).

Seis minutos de tempo adicional mínimo

89': Cartão amarelo a Tiago Gouveia (Benfica).

85': Cruzamento da esquerda de Álvaro Carreras e Di María, à entrada da área, a rematar enrolado para defesa tranquila de Dani Figueira.

83': Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Aursnes e Morato para as entradas de Tomás Araújo e Álvaro Carreras.

83': Substituição no Estoril, com a saída de Koba Koindredi para a entrada da Mor Ndiaye.

82': Enorme oportunidade para o Benfica! Jogada entre Di María, Rafa e Marcos Leonardo, com o extremo português a assistir na perfeição o ponta de lança brasileiro, mas o remate do número 36 tirou tinta ao poste direito da baliza de Dani Figueira.

77': Cartão amarelo a Morato (Benfica).

75': Dupla substituição no Estoril, com as saídas de Volnei e Cassiano para as entradas de Pedro Álvaro e Alejandro Marqués.

71': Que corte de Aursnes! O Estoril saiu em transição rápida, com Rafik Guitane  a conduzir e, depois, a tentar assistir Rodrigo Gomes, que se esgueirava em velocidade pelo centro do terreno, mas o lateral-direito norueguês do Benfica, na ocasião, último elemento da linha defensiva, a tirar, literalmente, o pão da boca ao número 21 canarinho que, se ficasse na posse do esférico, seguiria completamente isolado na direção da baliza de Trubin.

69': Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Kokçu e Musa para as entradas de Tiago Gouveia e Marcos Leonardo.

68': Remate em jeito de Rafa, à entrada da área, com a bola a sair ligeiramente por cima da barra.

68': Cruzamento da direita de Aursnes e desvio de Musa ao lado do poste.

67': Cartão amarelo a Mangala (Estoril).

63': Dupla substituição no Estoril, com as saídas de Wagner Pina e Heriberto Tavares para as entradas de Tiago Araújo e João Marques.

Golo do Benfica! 1-1

Passe de João Mário para Musa, o ponta de lança croata não toca na bola, decide abrir as pernas para que a bola seguisse na direção de Otamendi, e o capitão, já na área, a rematar de primeira para o fundo das redes da baliza de Dani Figueira. Ao minuto 58 está restabelecida a igualdade em Leiria!

57': Grande oportunidade para o Benfica! Passe de Rafa para Petar Musa, com o ponta de lança croata a rematar para defesa atenta de Dani Figueira.

53': Di María fugiu em velocidade, progrediu vários metros com a bola controlada e serviu Rafa que, já na área, descaído para a direita, cruzou na direção de Musa, valendo ao Estoril, na circunstância, o excelente corte de Bernardo Vital, que cedeu canto.

Primeiros cinco minutos da segunda parte marcados pelo equilíbrio. O Benfica volta a ter mais bola, mas o Estoril mantém-se muito organizado defensivamente.

Não há substituições em nenhuma das equipas. Roger Schmidt e Vasco Seabra decidiram não mexer ao intervalo e, dessa forma, regressaram para a segunda parte os mesmos 22 artistas que tinham sido lançados de início por ambos os técnicos.

Início da segunda parte!

O pontapé de saída para esta etapa complementar pertenceu ao Estoril, com Cassiano a dar o primeiro toque na bola.

Intervalo! Benfica 0 Estoril 1

Os canarinhos vão para o descanso em vantagem, fruto de um golo apontado por Rafik Guitane, ao minuto 16. O extremo franco-argelino do Estoril aproveitou uma bola que lhe chegou ao segundo poste, depois de um cruzamento de Rodrigo Gomes que tinha sido desviado por Otamendi, e não se fez rogado na hora de visar a baliza de Trubin, batendo o guarda-redes ucraniano dos encarnados. Depois disso, assistiu a uma normal reação do Benfica, com várias situações de golo criadas que, ainda assim, foram todas desperdiçadas. Rafa rematou para defesa de Dani Figueira (20'), António Silva cabeceou a rasar o poste (24'), Petar Musa viu Mangala fazer um corte milagroso (30') e Di María rematou para mais uma excelente intervenção de Dani Figueira (36'). Está complicada a vida para o Benfica que, se quiser marcar presença na final da Taça da Liga, terá de ser mais rápido na circulação na etapa complementar e, ainda mais importante, ter mais assertividade na hora da finalização.

45+2': Cartão amarelo a Wagner Pina (Estoril).

45+2': Cartão amarelo a Kokçu (Benfica).

45+1': Cartão amarelo para Roger Schmidt. O treinador do Benfica estava a protestar com a equipa de arbitragem e Cláudio Pereira foi ao banco de suplentes dos encarnados e admoestou o técnico alemão.

Dois minutos de tempo adicional mínimo.

44': De novo o Benfica a cheirar o golo de bola parada! Pontapé de canto batido à direita por Di María e António Silva, ao primeiro poste, desviou de cabeça a rasar a barra.

36': Mais uma enorme oportunidade para o Benfica! Passe de morte de Rafa, a rasgar toda a linha defensivamente estorilista, e Di María, só com Dani Figueira pela frente, rematou para uma extraordinária defesa do guarda-redes da formação canarinha.

34': Petar Musa saiu da sua área de jurisdição - entenda-se, a zona frontal, junto aos centrais contrários - e, ligeiramente descaído para o flanco direito, já dentro da área, rematou cruzado, com alguma potência, mas a bola saiu por cima da barra.

30': Grande corte de Mangala! Passe de João Neves para a esquerda, Morato tirou um cruzamento para o interior da área e quando Petar Musa se preparava para encostar para a baliza, apareceu o defesa-central francês dos canarinhos a intercetar o esférico e a ceder canto. O Benfica já se instalou definitivamente no meio-campo ofensivo e, pouco a pouco, vai somando aproximações relativamente perigosas à baliza contrária.

Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Wagner Pina, lateral/ala direito do Estoril.

24': Outra vez perto do golo o Benfica! Pontapé de canto batido por Kokçu do lado esquerdo e António Silva, ao primeiro poste, cabeceou ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Dani Figueira.

20': Grande oportunidade para o Benfica! Passe longo de Kokçu, Aursnes fugiu pela direita, tirou o cruzamento para o coração da área e Rafa, apenas com Dani Figueira pela frente, rematou para uma enorme defesa do guarda-redes do Estoril.

Golo do Estoril! 0-1

Cruzamento da esquerda de Rodrigo Gomes, a bola sofre um desvio em Otamendi e sobra para Rafik Guitane que, também dentro da área, mas descaído para o flanco direito, rematou de pé esquerdo e colocou a bola junto ao poste da baliza de Trubin, que bem se estirou, mas não conseguiu evitar o primeiro golo da noite. Ao minuto 16, está na frente o Estoril!

9': Que corte de João Neves! Koba Koindredi teve uma iniciativa individual absolutamente fantástica, galgou vários metros com a bola controlada, sempre em zona frontal, tirou vários adversários do caminho, e, quando se preparava para rematar à baliza, já à entrada da área, viu o número 87 das águias, num último esforço, fazer um carrinho absolutamente determinante e evitar males maiores para a baliza de Trubin.

7': Di María fletiu da direita para o centro e, já em zona quase central, rematou forte, de pé esquerdo, fazendo a bola sair muito perto do poste esquerdo da baliza defendida por Dani Figueira.

7': Canto da direita de Di María, a bola saiu muito chegada à baliza, mas Dani Figueira, mesmo pressionado por Petar Musa, conseguiu socar a bola e tirar dali o perigo.

5': Livre da meia-esquerda batido por Mateus Fernandes e cabeceamento de Bernardo Vital, ao segundo poste, muito ao lado do alvo.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Benfica, que joga com o seu equipamento tradicional, ou seja, camisola e meias vermelhas e calções brancos. O Estoril também se apresenta com o seu equipamento tradicional, no caso, camisola amarela e calções e meias azuis. O primeiro toque na bola foi dado por João Mário. Rola a bola em Leiria. Deste encontro sairá o segundo finalista desta Taça da Liga.

As três equipas já estão no relvado leiriense. Segue-se a cerimónia de escolha de campo e bola, com os capitães Otamendi (Benfica) e Dani Figueira (Estoril) e depois estará tudo pronto para o início da partida.

Noite amena em Leiria e relvado em boas condições para a prática do futebol. Parecem estar reunidas todas as condições para um grande espetáculo. Assim os artistas de Benfica e Estoril estejam inspirados...

Há também algumas centenas de aficionados do Estoril, algo que foi bem percetível no momento em que ecoou o hino dos canarinhos.

A cerca de 10 minutos do apito inicial de Cláudio Pereira, as bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, estão já bastante preenchidas e deve confirmar a lotação esgotada anunciada pela Liga Portugal durante a tarde de hoje. O recinto leiriense está, sem grande surpresa, maioritariamente pintado de vermelho e branco...

Já o Estoril tem cinco mexidas na equipa titular que Vasco Seabra havia apresentado na derrota com o Arouca (1-2), no passado sábado, também para a 18.ª jornada da Liga: saem Marcelo Carné, Raúl Parra, Tiago Araújo, Alejandro Marqués e João Marques e entram Dani Figueira, Mangala, Wagner Pina, Cassiano e Heriberto Tavares.

O Benfica apresenta apenas uma alteração relativamente ao onze titular apresentado por Roger Schmidt na vitória diante do Boavista (2-0), em partida da 18.ª jornada da Liga, realizada na passada sexta-feira: sai Arthur Cabral e entra Petar Musa.

As duas comitivas já se encontram no Estádio Municipal de Leiria.

Estoril (treinador): Vasco Seabra

Estoril (suplentes): Marcelo Carné, Raúl Parra, Alejandro Marqués, João Carlos, Pedro Álvaro, João Marques, Michel, Mor Ndiaye e Tiago Araújo

Estoril (titulares): Dani Figueira (C); Volnei, Bernardo Vital e Mangala; Wagner Pina, Koba Koindredi, Matheus Fernandes e Rodrigo Gomes; Rafik Guitane, Cassiano e Heriberto Tavares

Benfica (treinador): Roger Schmidt

Benfica (suplentes): Samuel Soares, Carreras, Neres, Arthur Cabral, Rollheiser, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino

Benfica (titulares): Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi (C) e Morato; João Neves e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Musa

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro); Assistentes: Tiago Costa e André Almeida; 4.º Árbitro: João Gonçalves; VAR/AVAR: Fábio Melo e Sérgio Jesus

Já há equipas oficiais!

Será, assim, a segunda enchente em dois dias seguidos em Leiria. Já ontem, a partida entre SC Braga e Sporting levou ao recinto da cidade do Lis 18.504 espectadores, números que corresponderam a 94% da lotação do estádio. Esta noite a presença de adeptos deve ser ainda maior, com as previsões a apontarem para cerca de 20 mil pessoas num dos palcos contruídos para o Euro-2024, ou seja, quase há 20 anos.

Segundo a informação oficial prestada pela Liga Portugal ao início da tarde de hoje, os bilhetes para este duelo entre Benfica e Estoril esgotaram. Desta forma, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, prepara-se para receber nova enchente, prevendo-se cerca de 20 mil espectadores nas bancadas do anfiteatro leiriense.

Na temporada em curso, já se sabe, a Taça da Liga vai mudar de mãos. O FC Porto não conseguiu o apuramento para esta 'final four' - foi eliminado, precisamente, pelo Estoril - e ficará à espera do jogo do próximo sábado para saber a quem 'cede' o troféu. O SC Braga é um dos candidatos, uma vez que já tem presença assegurada na final, o Benfica e o Estoril disputam, esta noite, a outra vaga no jogo decisivo.

Depois de vários anos a tentar chegar à vitória final nesta Taça da Liga, eis que, na época passada, o FC Porto também passou a poder gabar-se de ser detentor do troféu. Os dragões levaram a melhor sobre o FC Porto (2-0) e conquistaram, por fim, um título que há muito desejavam.

Seguiram-se mais dois anos a verde e branco, com o Sporting reconquistar o título... a dobrar: vitórias sobre SC Braga (2020/2021) e Benfica (2021/2022).

O SC Braga não ficou satisfeito com a conquista deste título em 2012/2013 e decidiu repetir a façanha em 2019/2020. Nessa época, os arsenalistas voltaram a celebrar e, curiosidade das curiosidades, batendo novamente o FC Porto na final. E pelo mesmo resultado: 1-0.

Por essa altura, o verde passou mesmo a ser a cor dominante da Taça da Liga e, nas duas temporadas seguintes foi o Sporting a celebrar. Triunfos sobre o Vitória de Setúbal (2017/2018) e diante do FC Porto (2018/2019) e os adeptos leoninos a terem o prazer de passar a ter um novo troféu no museu do clube.

A época 2016/2017 ficou marcada por uma festa verde e branca. O Moreirense, num autêntico dérbi minhoto, derrotou o SC Braga, por 1-0, e entrou também na galeria dos notáveis da prova.

Seguiu-se novo 'reinado' do Benfica, com as águias a levantarem o troféu nas três temporadas seguintes, depois de vitórias sobre Rio Ave (2013/2014) e Marítimo (2014/2015 e 2015/2016). 

Em 2012/2013 foi o ano do SC Braga. Os guerreiros do Minho bateram o FC Porto (1-0) e inscreveram, também eles, o seu nome no histórico de vencedores.

Nas quatro temporadas seguintes, o Benfica assumiu o estatuto de 'rei' da Taça da Liga: triunfos sobre Sporting (2008/2009), FC Porto (2009/2010), Paços de Ferreira (2010/2011) e Gil Vicente (2011/2012).

O emblema sadino foi o grande vencedor da primeira edição da prova: na época 2007/2008, o Vitória de Setúbal derrotou o Sporting no desempate por penáltis (3-2).

A Taça da Liga, que esta época está na sua 17.ª edição, já foi conquistada por seis clubes: Vitória de Setúbal, Benfica, SC Braga, Moreirense, Sporting e FC Porto.

A partida desta noite pode culminar com um novo capítulo de história nesta Taça da Liga. Afinal, em caso de vitória sobre o Benfica, o Estoril chega, pela primeira vez no seu historial, à final da competição.

Benfica e Estoril entram em campo a partir das 19.45 horas, no relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para lutarem pelo segundo bilhete que dá acesso à final da Taça da Liga. Depois de, já ontem, o SC Braga ter garantido a primeira vaga no jogo das decisões - depois de ter vencido o Sporting (1-0), com um golo de Abel Ruiz -, esta noite será a vez de águias e canarinhos medirem forças para ver quem será o adversário dos guerreiros do Minho no encontro do próximo sábado (também às 19.45 horas). A BOLA já está no recinto leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre encarnados e estorilistas. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!