'Duelo de aflitos' termina empatado em Vila do Conde
André Pereira, do Rio Ave, e Anderson Jesus, do Vizela, disputam a bola com Samu Silva (à esquerda) na expectativa. Foto: Manuel Fernando Araújo/Lusa.

'Duelo de aflitos' termina empatado em Vila do Conde

NACIONAL16.12.202317:22

Duelo pela fuga aos lugares de despromoção terminou empatado entre vila-condenses e vizelenses, que podem atrasar-se relativamente a alguns concorrentes

No final, um duelo entre equipas que procuram escapar aos lugares de despromoção numa louca luta que envolve (pelo menos) cinco equipas, terminou…na mesma: Rio Ave e Vizela não foram além de uma igualdade, com uma execução de qualidade para cada lado, e aguardarão pelo desenrolar da jornada para perceberem os efeitos desse estrago.

A primeira parte, que começou equilibrada e a ritmo não muito elevado, teve sinal + do Vizela relativamente às ocasiões de perigo por conta de uma prestação mais prática e objetiva que até originou uma finalização bem-sucedida de Samuel Essende, aos 29 minutos, mas o atacante vizelense encontrava-se adiantado e o lance foi prontamente invalidado. 

Os golos ficaram, por isso, adiados para a segunda parte e foi novamente Essende quem encontrou o caminho do golo, aos 55 minutos…e no lance de maior recorte técnico de toda a partida, fazendo uso do seu atleticismo para protagonizar uma acrobacia com a qual atacou a bola com força e colocação para o primeiro golo da tarde que adiantava o Vizela no resultado e deixava nos minhotos a expectativa de deixar o último lugar partilhado.

No entanto, Luís Freire não perdeu tempo a reagir e fê-lo com mestria, operando uma tripla substituição que melhorou a produção dos vila-condenses e, pouco depois, aos 72’, originou o golo da igualdade, também num gesto de realce: Boateng cabeceou de forma fulminante na direção da baliza rioavista e sem possibilidades de defesa para Buntic após cruzamento preciso de Costinha, tirado pela direita.

A tendência do jogo estava alterada e, menos de dois minutos passados, foi ainda reforçada com a expulsão de Matías Lacava, o que obrigou o Vizela a cerrar fileiras na defesa de um ponto como visitante e conseguiu levar avante esse propósito muito graças ao seu guardião, Buntic, que protagonizou duas excelentes defesas perante Leonardo Ruiz, aos 90 e 90+3’. O croata confirmou a igualdade final (1-1)…e Rio Ave e Vizela agora aguardam pelas performances dos adversários na luta pela permanência.

Final da partida. Rio Ave 1, Vizela 1.

90+3: Nova intervenção de qualidade de Buntic, novamente em duelo com Leonardo Ruiz, que cabeceou como manda a lei, de cima para baixo, mas encontrou no guardião visitante uma barreira intransponível.

90': Buntic determinante a segurar a igualdade! Leonardo Ruiz recebeu e armou um remate forte que sofreu dois desvios, primeiro em Anderson Jesus e depois em Lebedenko, descrevendo trajetória traiçoeira que, ainda assim, não enganou o guardião croata do Vizela.

Tempo adicional: 6 minutos.

89': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Osama Rashid e Jardel Silva pelas saídas de Samu Silva e Diogo Nascimento.

86': Cartão amarelo para Luís Freire, treinador do Rio Ave.

85': Substituição no Rio Ave, com a entrada de Zé Manuel pela saída de Fábio Ronaldo.

78': Substituição no Vizela, com a entrada de Lebedenko pela saída de Rodrigo Escoval.

74': Segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, para Matás Lacava (Vizela).

72': Golo do Rio Ave! Empatam os vila-condenses, através de cabeçada fulminante de Boateng, que correspondeu de forma perfeita ao centro tirado por Costinha pela direita e surpreendeu Buntic, que nada pôde fazer para impedir o tento da igualdade.

68': Substituição no Rio Ave, com a entrada de Frederico Namora pela saída de Miguel Nóbrega.

68': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Matheus Pereira e Busnic pelas saídas de Méndez e Pedro Ortiz.

63': Cartão amarelo para Josué (Rio Ave).

61': Tripla substituição no Rio Ave, com as entradas de João Graça, Hernâni Fortes e Leonardo Ruiz pelas saídas de Amine, Joca e André Pereira.

56': Golo do Vizela! Que golaço de Samuel Essende, que atacou um cruzamento tirado pela direita por Tomás Silva com uma acrobacia no ar (uma meia bicicleta) que encaminhou a bola para o fundo das redes...e em estilo!

52': Cartão amarelo para Matías Lacava (Vizela).

50': Cartão amarelo para André Pereira (Rio Ave).

Início da segunda parte!

Segue, desta feita, o Vizela. Aguarda-se por golos!

Intervalo! Rio Ave 0, Vizela 0

Ainda não se verificaram golos neste 'duelo de aflitos'. O Vizela tem exibido um futebol mais prático e, por isso, chegou com maior efetividade à baliza contrária e até marcou, num lance invalidado por fora-de-jogo, e o Rio Ave opôs-se com uma postura de maior cuidado na posse de bola. Aceita-se, por isso, o resultado.

45+1': Cartão amarelo para Rodrigo Escoval (Vizela).

45': Sem espaço para progredir e incentivado pelos seus adeptos, Aderllan Santos tentou um remate de longa distância, porém torto e muito afastado da baliza contrária.

43': O Vizela voltou a lateralizar o seu jogo com facilidade, fazendo a bola chegar até Méndez, que apostou num cruzamento/remate tenso pela direita sem que a bola sofresse qualquer desvio até chegar às mãos de Jhonatan.

40': Boateng recebe orientado com o peito e tira Anderson Jesus da jogada, conseguindo enquadrar-se com a baliza e ainda rematar, porém com a bola a passar ao lado do poste direito.

37': Cartão amarelo para Boateng (Rio Ave).

36': Jogada bem ensaiada pelo Vizela, que terminou com um remate à entrada da área, em zona frontal, de Essende para defesa incompleta de Jhonatan. Lacava ainda se encontrava a alguma distância e não chegou a tempo para a recarga.

32': O Rio Ave consegue sacudir o bom período do adversário e voltou às proximidades da baliza vizelense. Amine procurou a meia distância e atirou forte, mas o disparo saiu (pouco) ao lado.

29': O Vizela conseguiu, desta feita, visar a baliza adversária com sucesso, mas Essende soltou-se relativamente à defesa rioavista a partir de posição irregular e o lance foi imediatamente invalidado.

24': Novamente o Vizela! Desta feita foi o extremo contrário, Méndez, quem esteve em evidência com boa movimentação em diagonal junto à área, a anteceder remate rasteiro e colocado que obrigou Jhonatan a defesa apertada.

21': Responde o Vizela e também com algum perigo: Lacava agitou pela esquerda e cruzou para saída incompleta de Jhonatan, o que permitiu a Tomás Silva uma tentativa de remate, porém bloqueada pela defesa para canto.

17': Primeira situação de remate da partida, e para a equipa da casa. O Rio Ave conseguiu delinear uma jogada coletiva e colocar a bola junto à entrada da área, onde surgiu Guga a rematar de pronto, mas ao lado.

15': Mantém-se o equilíbrio e futebol expectante: as duas equipas mantêm-se fiéis à sua organização e sem correr riscos até agora.

5': Pouca história para contar, para já: o Rio Ave assumiu a condução da posse da bola e circula a bola perante um Vizela mais expectante, que opta por não condicionar a primeira fase de construção do adversário.

Início da partida

Pontapé de saída dado pelo Rio Ave, que se apresenta com o equipamento tradicional (camisola verde e branco, em listas verticais), assim como o Vizela (camisola azul celeste e calções azuis escuros).

As equipas já estão concentradas no meio-campo, após terem cumprido um minuto de silêncio em memória de Paquito, ex-jogador que iniciou a carreira no Rio Ave...e  terminou-a no Vizela. Dentro de momentos, rolará a bola nos Arcos.

Suplentes do Vizela:  Francesco Ruberto, Hugo Oliveira, Matheus Pereira, Jardel Silva, Unzueta, Lebedenko, Ramos, Busnic e Osama Rashid.

Suplentes do Rio Ave: Magrão, Hernâni Fortes, Vítor Gomes, Leonardo Ruiz, Bruno Ventura, João Graça, Renato Pantalon, Zé Manuel e Frederico Namora.

VIZELA: Fabijan Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson Jesus e Rodrigo Escoval; Pedro Ortiz, Samu Silva (c) e Diogo Nascimento; Alex Méndez, Matías Lacava e Samuel Essende.

RIO AVE: Jhonatan Luiz, Josué, Aderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, Guga Rodrigues (c), Amine e Fábio Ronaldo; Joca, Boateng e André Pereira.

Já há equipas iniciais!

Os minhotos visitam, por isso, Vila do Conde com a necessidade de pontuar e, de preferência, vencer, o que permitiria deixar os lugares de despromoção, ultrapassando o Rio Ave, que defronta esta tarde e conta apenas mais um ponto (11 pontos).

Jogo muito importante para os dois conjuntos, que se encontram envolvidos numa disputa alargada a sete equipas separadas por apenas três pontos: Estoril e Casa Pia dividem a 12.ª posição, com 13 pontos, apenas mais três que...os três conjuntos que dividem a última posição, Desportivo de Chaves, Arouca e Vizela (10 pontos).

O Estádio dos Arcos recebe, na tarde deste sábado (15.30 horas), o embate entre Rio Ave e Vizela, referente à 14.ª jornada da Liga. A BOLA acompanhará, a par e passo, as incidências desta partida importante pelas contas da manutenção e está convidado a ficar por aqui, para acompanhar cada detalhe!

Boa tarde!