Destaques do V. Guimarães-E. Amadora: Nuno Santos espalhou classe e Régis batalhou bastante
Nuno Santos festeja o 1-0 MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Destaques do V. Guimarães-E. Amadora: Nuno Santos espalhou classe e Régis batalhou bastante

NACIONAL21.01.202422:49

Jota Silva e André Silva assinaram um golo cada em mais duas exibições bem conseguidas nos vimaranenses; Leonardo e Pedro Sá estiveram bem no meio-campo do Estrela.

No Vitória de Guimarães, Ricardo Mangas é um ala esquerdo com muita disponibilidade para aparecer em zonas atacantes e não só para cruzar, mas também para procurar finalizar, quando o passe vem do outro da lado do terreno. Jota Silva sempre muito veloz e com uma capacidade grande de ultrapassar os adversário, sendo que foi assim que conseguiu ganhar espaço para a assistência para o primeiro golo e apontou o segundo de cabeça. Toni Borevkovic esteve muito bem, a comandar a defesa, a antecipar-se aos avançados do Estrela e a sair a jogar com qualidade. Tiago Silva não teve a melhor 1.ª parte, mas na etapa complementar entrou com outra energia e colocou em prática todo o seu futebol de qualidade, sendo que saiu (67), pois já tinha um cartão amarelo. André Silva esteve pouco intenso no primeiro tempo, mas na 2.ª parte foi autor de um cabeceamento muito perigoso e faturou mesmo, fazendo o terceiro para a sua equipa.

As notas dos jogadores do V. Guimarães: Bruno Varela (6); Jorge Fernandes (6), Toni Borevkovic (6) e Tomás Ribeiro (6); Bruno Gaspar (5), Tomás Handel (6), Tiago Silva (5) e Ricardo Mangas (6); Jota Silva (7), Nuno Santos (8) e André Silva (7). Suplentes: Miguel Maga (5), Dani Silva (5), João Mendes (-), Zé Carlos (-) e Adrian Butzke (-). 

A figura: Nuno Santos (nota 8). Está numa forma extraordinária e voltou a assinalar uma exibição de gala no Estádio D. Afonso Henriques. O médio que tem jogado pela extrema esquerda fez o primeiro golo da equipa com um toque de classe a desviar para a baliza e assistiu para o segundo, de Jota Silva, com um cruzamento com conta, peso e medida. Isto para além dos pormenores de um jogador diferenciado que foi mostrando até ter sido substituído, recebendo, obviamente, o merecido aplauso por parte dos adeptos vimaranenses.

Do lado do Estrela da Amadora, Regis foi tentando desequilibrar sempre que recebia a bola no corredor direito, procurando partir para o meio para fazer uso do seu pé esquerdo para cruzar ou alvejar a baliza contrária. Leonardo entende muito bem o jogo, tendo um posicionamento, na zona central do terreno, quase sempre correto e evitando várias saídas dos oponentes para ataques perigosos. Ronaldo tentou batalhar com os centrais vimaranenses o mais que pôde, mas nunca foi muito consequente ou perigoso. Leo Jabá esteve claramente fora do jogo, não conseguindo ter a bola, nem lançar os seus companheiros que é o seu ponto forte. Pedro Sá parece estar a recuperar a sua melhor forma física e envolveu-se bastante no jogo, procurando mesmo zonas mais ofensivas, na tentativa de rematar à baliza contrária. Shinga entrou para a 2.ª parte, substituindo João Reis, e foi mais incisivo nos processos atacantes que o seu antecessor.

As notas dos jogadores do E. Amadora: Bruno Brigido (5); Omorwa (5), Pedro Mendes (5) e Mansur (5); Hevertton (4), Leonardo (5), Pedro Sá (5) e João Reis (4); Regis (6), Leo Jabá (5) e Ronaldo (5). Suplentes: Shinga (5), Aloísio Souza (4), André (4), Jean Felipe (4) e Rodrigo Pinho (-).

A figura: Régis (nota 6). O avançado foi tentando desequilibrar sempre que recebia a bola no corredor direito, procurando partir para o meio para fazer uso do seu pé esquerdo para cruzar ou alvejar a baliza contrária. Teve nos pés a melhor oportunidade para fazer o golo, mas o remate saiu por cima da baliza adversária.