Conselho de Arbitragem solidariza-se e convida árbitros turcos para apitar em Portugal
José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem

Conselho de Arbitragem solidariza-se e convida árbitros turcos para apitar em Portugal

NACIONAL13.12.202310:43

Órgão liderado por Fontelas Gomes reage à agressão a Halil Umut Meler e à suspensão das competições na Turquia

Em carta enviada ao seu homólogo turco, o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deixa uma mensagem de solidariedade, na sequência da agressão ao árbitro Halil Umut Meler, e convida árbitros turcos a dirigir jogos em Portugal.

«Tendo em conta que os jogos da Liga turca foram suspensos até novo aviso, gostaria de informar que o CA da FPF, com a intenção de apoiar os árbitros turcos e garantir a manutenção do seu ritmo competitivo, está disponível para nomear árbitros internacionais turcos para arbitrarem na nossa I Liga», refere a carta, citada pela agência Lusa.

Fontelas Gomes considera que a agressão do presidente do Ankaragucu a Halil Umut Meler deve ser «condenada e repudiada», até porque «causa um inegável dano não apenas ao futebol, mas também à arbitragem».

«Todos devemos ficar preocupados quando a integridade e segurança dos árbitros, que desempenham um papel vital numa justa competição, se compromete desta maneira», acrescenta ainda.

Halil Umut Meler foi agredido a soco por Faruk Koka, presidente do Ankaragucu, no final do jogo com o Rizespor. Ao cair no chão, o árbitro ainda foi pontapeado por outros elementos da equipa da casa, até que foi feito um cordão para o proteger.

Halil Umut Meler, que já apitou jogos de Benfica e SC Braga esta época, assim como da Seleção Nacional, está hospitalizado com uma fratura no rosto. O presidente do Ankaragucu foi detido, e entretanto apresentou a demissão do cargo.

Logo após a agressão, a federação turca anunciou a suspensão dos campeonatos, e é nesse contexto que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol lança este convite aos árbitros turcos, para que apitem jogos em Portugal.