5 fevereiro 2025, 23:09
Conceição elogia Félix e... critica Leão
No rescaldo da vitória sobre a Roma, técnico do Milan admite ter gostado «dois dois novos», João Félix e Santiago Giménez. «Rafael Leão pode fazer muito mais», acrescenta
Treinador português deixou aviso ao avançado
Sérgio Conceição, treinador do Milan, já avisou Rafael Leão de que precisa de estar mais envolvido no trabalho defensivo da equipa para continuar a ser aposta na equipa rossonera, noticia a Imprensa italiana.
«Conceição encosta Leão à parede: se não defender, banco e espaço para novos jogadores» é o título de um artigo da Gazzetta dello Sport sobre as exigências do treinador ao avançado, numa altura em que os reforços de inverno, João Félix e Giménez, lutam por um lugar.
O jornal lembra que até ao mercado era difícil o Milan abdicar da qualidade de Leão, no entanto as chegadas de Félix e Giménez vieram alterar o cenário: «a equipa fica mais adaptada a um 4-4-2 que Conceição desenhou tantas vezes em campo quando estava no banco do FC Porto», que «se transformará num 4-2-3-1, se for necessário», que exige o empenho de todos na hora de recuar e cobrir espaços.
É neste ponto que surgem as questões em relação ao avançado português, já que, como recorda a publicação, Pulisic «está educado para o sacrifício», mas «Leão ainda não adquiriu essa atitude», com Stefan Pioli e Paulo Fonseca a falharem na missão de lhe incutir esse aspeto. É agora tarefa de Conceição convencer o atacante a mudar de postura, sob pena de deixá-lo de fora, perante o leque de opções de que dispõe neste momento.
5 fevereiro 2025, 23:09
No rescaldo da vitória sobre a Roma, técnico do Milan admite ter gostado «dois dois novos», João Félix e Santiago Giménez. «Rafael Leão pode fazer muito mais», acrescenta
O próprio treinador deixou recentemente reparos a Leão, em jeito de aviso: «Pode fazer muito mais, porque tem uma qualidade incrível e é um jogador de outro nível. Tem de trabalhar muito, mesmo quando não tem a bola, porque joga num coletivo e tem de se colocar à disposição da equipa. Sair da zona de conforto não é fácil, mas para mim é essencial.»
O avançado focado apenas na parte ofensiva pode condicionar a estratégia de Conceição, pelo que o treinador exigirá a Leão que seja mais ativo na fase de pressão e em caso de perda de bola, não se demitindo do papel de recuperar a bola, sob pena de ter à sua espera... o banco.