Chaves 'vira' Vizela e passa a respirar melhor (veja o resumo)
Pedro Sarmento Costa/LUSA

Chaves 'vira' Vizela e passa a respirar melhor (veja o resumo)

NACIONAL01.12.202322:42

Samuel Essende adiantou os minhotos no marcador, mas Héctor Hernández e Jô Batista consumaram a reviravolta no marcador; flavienses regressam aos triunfos quase dois meses depois, vizelenses regressam às derrotas três jogos depois

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Chaves 2 Vizela 1

Triunfo extremamente importante para o Chaves, que volta a sorrir quase dois meses depois. E a vitória dos flavienses surgiu de... cambalhota. Samuel Essende abriu o ativo para o Vizela logo aos 12 minutos, mas Héctor Hernández, de grande penalidade, à passagem da meia-hora, levou tudo empatado para o intervalo. Logo a abrir a etapa complementar, Jô Batista correspondeu da melhor forma a uma excelente assistência de Leandro Sanca e bateu Fabijan Buntic pela segunda vez. Daí para a frente, a organização dos flavienses sobrepôs-se sempre às (parcas) tentativas de ataque dos vizelenses e os três pontos acabaram mesmo por ficar em Trás-os-Montes.

90+5': Substituição no Chaves, com a saída de Kelechi para a entrada de Guima.

Rodrigo Moura, guarda-redes do Chaves, esteve durante alguns instantes a ser assistido pela equipa médica do Chaves, mas já está recuperado e o jogo vai prosseguir.

Tempo adicional mínimo: 7 minutos

89': Cartão amarelo a Paulo Victor (Chaves).

87': Cartão amarelo a Samu (Vizela).

84': Substituição no Chaves, com a saída de Héctor Hernández para a entrada de João Correia.

80': Dupla substituição no Vizela, com as saídas de Nuno Moreira e Matías Lacava para as entradas de Dylan e Alberto Soro.

76': Dupla substituição no Chaves, com as saídas de Leandro Sanca e Jô Batista para as entradas de Benny e Paulo Victor.

72': Substituição no Vizela, com a saída de Pablo Ortiz para a entrada de Iker Unzueta.

67': Cartão amarelo a Pedro Ortiz (Vizela).

64': Substituição no Vizela, com a saída de Rodrigo Escoval para a entrada de Matheus Pereira.

Não há penálti! Luís Godinho, árbitro da partida, foi ver as imagens e concordou com a ideia que lhe tinha sido transmitida pelo VAR, dando conta de que não havia qualquer falta de Sandro Cruz sobre Nuno Moreira. Decisão revertida e... segue jogo!

Luís Godinho, alertado pelo VAR, vai ver as imagens do lance. Sinal de que a decisão pode vir a ser revertida...

59': Penálti para o Vizela. Sandro Cruz faz falta sobre Nuno Moreira no interior da grande área flaviense e agora são os minhotos que vão dispor de um castigo máximo.

Número oficial de espectadores: 2.788

55': Tiro exterior de Hélder Morim, forte, mas por cima da barra da baliza de Fabijan Buntic.

Golo do Chaves! 2-1

Está consumada a reviravolta no marcador. Depois de várias 'ameaças' que fez na primeira parte, Jô Batista marcou mesmo, já nesta etapa complementar. Aos 48 minutos, e após excelente jogada e passe de Leandro Sanca, Jô Batista, já dentro da área, rematou à saída de Fabijan Buntic e bateu o guarda-redes vizelense. Estão na frente os transmontanos...

46': Substituição no Chaves, com a saída de João Pedro e a entrada de Hélder Morim.

Início da segunda parte!

O pontapé de saída para esta etapa complementar foi dado pelo Vizela.

Intervalo! Chaves 1 Vizela 1

Jogo extremamente equilibrado e não menos interessante. Entraram melhor os flavienses, tentando assumir as despesas ofensivas, mas as primeiras tentativas de aproximação à baliza de Fabijan Buntic não levaram a melhor direção. Ao invés, os vizelenses não perdoaram na primeira vez que chegaram ao último terço ofensivo e Samuel Essende, após assistência de Matías Lacava, abriu o ativo. O Chaves não sentiu em demasia o 'toque' e continuou a porfiar no ataque, acabando por ser compensado à passagem da meia hora, quando Héctor Hernández, de penálti (mão de Nuno Moreira), a empatar a contenda. Depois disso, e até ao descanso, as duas equipas tentaram voltar a desatar o nó, mas nenhum artista conseguiu voltar a marcar. No entanto, e a julgar pela amostra, o marcador vai voltar a funcionar na etapa complementar...

45+5': Muitos protestos dos jogadores do Vizela num lance de possível penálti por suposta mão de Bruno Langa no interior da grande área flaviense. Luís Godinho nada assinalou e, já depois de escutar a opinião do VAR, mandou seguir o jogo.

45+3': Cartão amarelo a Kelechi (Chaves).

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

40': Grande oportunidade para o Vizela! Matías Lacava fletiu da esquerda para o centro, bailou sobre Carraça e depois, com o pé direito, rematou em arco com a bola a embater com estrondo no poste esquerdo da baliza de Rodrigo Moura. Seria um golaço do extremo venezuelano dos minhotos...

38': Livre batido por Nuno Moreira, na zona central do meio-campo ofensivo do Vizela, e cabeceamento de Anderson para defesa segura de Rodrigo Moura.

37': Cartão amarelo a João Pedro (Chaves).

35': Remate cruzado de Bruno Langa, já dentro da área, com a bola a sair à malha lateral.

Golo do Chaves! 1-1

Héctor Hernández não perdoa! O ponta de lança espanhol rematou colocado, junto ao poste esquerdo da baliza do Vizela, enganando por completo Fabijan Buntic, que se havia atirado para o lado contrário. À passagem da meia hora, volta a estar tudo empatado em Trás-os-Montes.

30': Penálti confirmado pelo VAR. O Chaves vai beneficiar de uma ocasião soberana para chegar ao empate...

27': Penálti para o Chaves! Livre de Carraça da meia-direita, cabeceamento de João Pedro e Nuno Moreira terá tocado a bola com o braço esquerdo. Luís Godinho foi pronto a apontar para a marca dos 11 metros e aguarda agora pela validação (ou não...) do VAR.

24': Mais Chaves e mais Jô Batista... O ponta de lança, à entrada da área, não pediu licença para voltar a tentar visar a baliza contrária, mas o tiro saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo.

22': Livre direto batido por Kelechi, forte, mas à figura de Fabijan Buntic, que encaixou sem dificuldades.

21': Cartão amarelo a Diogo Nascimento (Vizela).

19': Cruzamento da meia-esquerda de Sandro Cruz e Jô Batista, no coração da área, cabeceia com intenção, mas a bola saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Fabijan Buntic.

15': Cartão amarelo a Steven Vitória (Chaves).

Golo do Vizela! 0-1

Transição rápida dos minhotos, cruzamento da esquerda de Matías Lacava e Samuel Essende, junto à marca de penálti, remata de primeira para o primeiro golo da noite em Trás-os-Montes.

11': Grande oportunidade para o Chaves! Bruno Langa penetrou na área, pelo lado esquerdo, assistiu Jô Batista, no centro da área, com o avançado brasileiro a rematar de primeira, de pé esquerdo, para uma excelente defesa de Fabijan Buntic para canto.

8': Cartão amarelo a Ygor Nogueira (Chaves).

7': De novo o Chaves a tentar acercar-se da baliza do Vizela, mas a mira do tiro exterior continua desafinada. Desta feita foi João Pedro a procurar a sorte, mas o remate de pé esquerdo do número 8 flaviense também saiu bastante ao lado do poste direito.

4': Sandro Cruz tentou a sua sorte, do meio da rua, mas o tiro de pé esquerdo saiu sem a direção desejada pelo defensor flaviense.

2': Jô Batista fletiu da direita para o centro e, com a bola a jeito do seu pé esquerdo, tentou visar baliza de Fabijan Buntic, mas o remate do avançado brasileiro do Chaves saiu bastante ao lado do poste esquerdo da baliza do guarda-redes do Vizela.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Chaves. A formação transmontana joga com o seu equipamento tradicional, ao passo que o Vizela apresenta-se com um dos seus equipamentos alternativos, no caso, todo de branco.

As três equipas já estão perfiladas no relvado do Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira. Depois da tradicional saudação aos público presente nas bancadas do anfiteatro transmontano, seguir-se-á a escolha de campo ou bola para que, depois, o jogo possa ter o seu início.

Hugo Souza, guarda-redes do Chaves, é um dos jogadores que perde a titularidade e, com isso, perde também o estatuto de totalista dos flavienses na presente edição da Liga. O guarda-redes brasileiro era o único jogador dos valentes transmontanos que tinham cumprido os 90 minutos de todos os 11 jogos já realizados no campeonato, mas esta noite vai deixar de ser portador desse dado estatístico. Ao invés, e por consequência direta, Rodrigo Moura vai estrear-se na Liga versão 2023/2024.

Já no que diz respeito à formação do Vizela, não há qualquer mexida relativamente ao último jogo da Liga, frente ao Famalicão (0-0), disputado também no passado dia 11 de novembro - já depois disso, sublinhe-se, os minhotos defrontaram o Estrela da Amadora, para a Taça de Portugal, e aí Pablo Villar promoveu algumas mudanças na equipa titular. Sendo assim, e contas feitas, o técnico espanhol repete a equipa que apresentara na última partida do campeonato.

É uma autêntica 'revolução' no onze do Chaves para o encontro desta noite. Se tivermos como termo de comparação a última partida dos valentes transmontanos - derrota frente ao Portimonense (1-2), na 11.ª jornada da Liga, num jogo realizado no passado dia 11 de novembro -, Moreno Teixeira muda seis peças. Mais de meia equipa. Hugo Souza, Bruno Rodrigues, Cafú Phete, João Correia, Rúben Ribeiro e Rúben Lameiras saem do onze, sendo substituídos por Rodrigo Moura, Ygor Nogueira, Steven Vitória, Carraça, João Pedro e Jô Batista.

Treinador (Vizela): Pablo Villar

Vizela (suplentes): Ruberto, Matheus Pereira, Alex Méndez, Iker Unzueta, Dylan, Lebedenko, Busnic, Osama Rashid e Alberto Soro

Vizela (titulares): Fabijan Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson e Rodrigo Escoval; Pedro Ortiz e Samu (C); Nuno Moreira, Diogo Nascimento e Matías Lacava; Samuel Essende

Treinador (Chaves): Moreno Teixeira

Chaves (suplentes): Hugo Souza, Bruno Rodrigues, Benny, Paulo Victor, Rúben Ribeiro, Guima, Rúben Lameiras, Hélder Morim e João Correia

Chaves (titulares): Rodrigo Moura; Ygor Nogueira, Steven Vitória (C) e Sandro Cruz; Carraça, Kelechi, João Pedro e Bruno Langa; Leandro Sanca, Jô Batista e Héctor Hernández

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora); Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota; 4.º Árbitro: Sérgio Guelho; VAR/AVAR: Bruno Pires Costa e Jorge Fernandes

Já há equipas oficiais!

O Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves, deverá estar muito bem composto esta noite. Isto porque, além dos adeptos de Chaves e Vizela, também a comunidade estudantil da cidade flaviense e da região transmontana estará fortemente representada. O Desportivo levou a cabo uma campanha nas escolas para convidar os alunos a assistirem ao vivo à partida e, como tal, os mais novos vão dar um colorido diferente ao anfiteatro flaviense.

Já no que concerne à turma vizelense, Pablo Villar sublinhou o facto de a sua equipa já não perder há três jogos, mas também admitiu que está à espera de um jogo difícil e no qual a sua equipa terá de (voltar a) dar uma resposta afirmativa caso queira continuar no rumo do sucesso.

Do lado dos valentes transmontanos, e na projeção deste encontro, Moreno salientou a importância da conquista dos três pontos, por todas as razões e mais algumas, mas rejeitou liminarmente o rótulo de «final». 

Moreno: «Não é uma final. É um jogo importante, do nosso campeonato»

30 novembro 2023, 15:05

Moreno: «Não é uma final. É um jogo importante, do nosso campeonato»

Treinador flaviense nega categoricamente importância acrescida na receção ao Vizela pelo facto de o Chaves estar em lugares de despromoção; a equipa vai dar tudo para conquistar os três pontos, garante o técnico, mas não há lugar a qualquer pressão devido à tabela classificativa; Duas baixas e uma dúvida

Já o Vizela está na melhor fase da época. Porque nunca os vizelenses tinham estado três jogos consecutivos em 2023/2024. Neste período, a formação liderada por Pablo Villar venceu o Casa Pia (1-0) e o Estrela da Amadora (2-1, após prolongamento, em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal), e empatou com o Famalicão (0-0). Significa isto que o último desaire foi a 29 de outubro e, no caso, diante do FC Porto (0-2), na 9.ª jornada da Liga.

O duelo vai colocar frente a frente duas equipas que, apesar da proximidade pontual, estão em momentos completamente distintos. O Chaves vem de três derrotas consecutivas - Vitória de Guimarães (0-5), Benfica (0-2) e Portimonense (1-2) - e não vence há quase dois meses - último triunfo, diante do Gil Vicente (4-2), foi a 7 de outubro, sendo que, depois disso, o conjunto orientado por Moreno ainda foi eliminado da Taça de Portugal, frente ao Canelas, no desempate por penáltis.

É no Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira que será dado o pontapé de saída da 12.ª jornada da Liga. Chaves e Vizela medem forças a partir das 20.30 horas, numa partida em que ambas as equipas desejam vencer para poderem fugir aos lugares perigosos da tabela classificativa. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, como habitualmente, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!