'Chapa três' para o V. Guimarães se colar ao SC Braga
Nuno Santos celebra o golo MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

'Chapa três' para o V. Guimarães se colar ao SC Braga

NACIONAL21.01.202422:30

Vimaranenses venceram o Estrela da Amadora e conseguem recorde pontual à 18.ª jornada

Foi de 'chapa três' que o Vitória de Guimarães se colou ao SC Braga na tabela classificativa no final da 18.ª jornada do campeonato.

Na receção ao frágil Estrela da Amadora, os Minhotos mantiveram a série de bons resultados com um 3-0 incontestável. Na primeira parte, foi Nuno Santos a desfazer o nulo à ponta de lança.

As oportunidades não eram muitas de parte a parte, mas antes que o jogo adormecesse e ficasse perigoso, os vimaranenses fecharam as contas. Depois da expulsão de Hevertton Santos, foi Jota Silva a responder a um cruzamento de Nuno Santos para o 2-0.

O terceiro e último golo foi de André Silva com mais uma assistência de Jota Silva. Mais uma grande exibição do avançado português, preponderante no desfecho do encontro.

De referir ainda que, com este resultado, o V. Guimarães consegue um recorde pontual. Nunca na história os vimaranenses tinham chegado à 18.ª jornada com 36 pontos, pelo menos a contar com o campeonato a ser disputado em três pontos.

Recorde todas as incidências do jogo:

Termina o jogo! (V. Guimarães 3-0 Estrela da Amadora)

Apito final de Miguel Nogueira e vitória incontestada dos minhotos.

Jogam-se 5 minutos de compensação!

GOLO V. Guimarães! André Silva faz o terceiro

Mais uma assistência de Jota Silva a descobrir o avançado português na grande área e a fechar as contas no Estádio D. Afonso Henriques.

80' - Inverteram-se os papéis e agora foi Nuno Santos a servir Jota Silva para o golo. O lance foi inicialmente invalidado por alegado fora de jogo, mas o VAR confirmou a legalidade do golo.

GOLO V. Guimarães! Jota Silva faz o 2-0

Quem mais se não o avançado português que já merecia um golo para coroar a grande exibição. O golo da tranquilidade.

Estão 19.023 espetadores! Bela casa no D. Afonso Henriques

71' - Um momento que pode complicar ainda mais a situação do Estrela da Amadora. Hevertton Santos viu o cartão vermelho depois de derrubar Jota à entrada da área, num contra-ataque perigoso do Vitória. No livre frontal, Tomás Handel atirou por cima.

70' - Aloísio atira à ressaca à entrada da grande área na sequência de um canto, mas agarra Bruno Varela

Tiago Silva teria tocado a bola com o braço num pontapé livre do Estrela, mas Miguel Nogueira reverteu a decisão depois de consultar o VAR.

63' - Miguel Nogueira assinala penálti para o Estrela da Amadora, mas o lance vai a revisão do VAR.

49' - Grande oportunidade para o V. Guimarães! Jota Silva tinha tudo para fazer o 2-0 mas Shinga fez um grande corte na cara de Bruno Brígido.

Começa a segunda parte! (1-0)

Confirma-se a entrada de Shinga no Estrela da Amadora.

Luís Magalhães, enviado-especial no Estádio D. Afonso Henriques

Estrela da Amadora: Shinga aquece ao intervalo e deve entrar para a 2.ª parte

O Estrela da Amadora procurou reagir, mas sem efeitos práticos. Muitos duelos, mas jogo morno no que respeita a oportunidades. Vitória até ao momento justa da equipa de Álvaro Pacheco. Veremos o que nos reserva a segunda parte.

Uma primeira parte que se resume praticamente... ao golo do V. Guimarães. Logo aos 13 minutos, valeu uma grande combinação ofensiva que terminou em Nuno Santos após assistência de Jota.

Intervalo (1-0)

Equipas recolhem ao balneário com os Vimaranenses em vantagem.

25' - Ronaldo Tavares a responder para o Estrela da Amadora, mas o cabeceamento passou ao lado da baliza de Bruno Varela

13' - Grande jogada ofensiva dos vimaranenses com Jota Silva (quem mais) a aparecer em zona de perigo e a cruzar para o meio onde estava Nuno Santos. Finalização sublime do médio, à ponta de lança, sem hipóteses para Bruno Brígido. Explosão de alegria no D. Afonso Henriques.

GOLO V. Guimarães! Marca Nuno Santos!

Jota na assistência e o médio apareceu na zona do ponta de lança para finalizar.

09' - Ricardo Mangas a aparecer com perigo na cara de Bruno Brígido, mas defesa do Estrela resolveu.

Arranca o jogo! V. Guimarães 0-0 Estrela da Amadora

Pontapé de saída no D. Afonso Henriques.

Luís Magalhães, enviado-especial no Estádio D. Afonso Henriques

Homenagem do Estrela da Amadora com uma corôa de flores junto à bancada visitante em homenagem a um adepto que faleceu na semana passada.

Equipas no relvado e grande ambiente no estádio!

Luís Magalhães, enviado-especial no Estádio D. Afonso Henriques

Uma criança que venceu o concurso ‘Chega-te à frente’ apresentou o onze do Vitória de Guimarães, no início da partida, para todo o estádio ouvir, ajudando o habitual ‘speaker’ dos vimaranenses

Apoio também não falta ao Estrela da Amadora que pinta as bancadas visitantes

Luís Magalhães, enviado-especial no Estádio D. Afonso Henriques

Apenas Mikel Villanueva, central venezuelano, com uma lesão muscular e Telmo Arcanjo, ainda a recuperar de uma intervenção cirurgica, estão indisponíveis para este encontro do lado do Vitória de Guimarães. André está de volta à opções de Álvaro Pacheco, marcando presença no banco de suplentes.

Equipas em aquecimento no D. Afonso Henriques!

Suplentes: Dida, Jean Felipe, Nkanyiso Shinga, Aloísio Souza, Vitó, Kikas, Rodrigo Pinho, André Luiz, Gustavo Henrique

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Omorwa, Pedro Mendes e Mansur; Hevertton, Leonardo, Pedro Sá (C) e João Reis; Regis, Ronaldo e Leo Jabá.

Suplentes: Charles Silva, Manu Silva, Afonso Freitas, Miguel Maga, Dani Silva, João Mendes, André André, Zé Carlos, Adrián Butzke

V. Guimarães: Bruno Varela (C); Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tiago Silva, Handel e Ricardo Mangas; Jota Silva, André Silva e Nuno Santos.

Vamos aos onzes!

Boa noite! Fique connosco no acompanhamento, ao minuto, do jogo que encerra a 18.ª jornada do campeonato: A receção do V. Guimarães ao Estrela da Amadora.

A antevisão