Casa Pia: Neto é constante no miolo e imune ao desgaste
Médio brasileiro, que ostentou a braçadeira de capitão, foi um dínamo no setor intermediário dos gansos. (Foto: AFLO Sport/Imago)

Casa Pia: Neto é constante no miolo e imune ao desgaste

NACIONAL06.11.202318:02

Médio foi titular nos três jogos disputados pelos gansos no espaço de apenas oito dias e primeira escolha em onze dos treze jogos em que participou desde o início da temporada

Na última semana, o Casa Pia teve de enfrentar um epicentro competitivo ao nível de uma equipa que disputa competições europeias, com três jogos em oito dias, sendo que dois deles tiveram como adversários duas equipas que disputam atualmente a Liga dos Campeões.

A maratona começou para os gansos há dez dias, quando estes se deslocaram ao Estádio da Luz para surpreender o Benfica com um empate (1-1) e da surpresa à confirmação bastaram mais quatro dias, com nova deslocação de fogo e nova igualdade a um golo, desta feita em casa do Sporting de Braga, que mantém em aberto as possibilidades de um inédito apuramento para a final four da Taça da Liga. Passaram mais quatro dias e o rendimento ao nível da performance e do resultado baixaram, com a derrota em casa com o Vizela (1-0).

Nestes três encontros, Filipe Martins procedeu a alterações em todos os setores do terreno, incluindo a baliza – Lucas Paes alinhou em Braga e foi inclusivamente uma das melhores unidades em campo. No entanto, outros elementos mantiveram-se como referência, como Nermin Zolotic e Fernando Varela na defesa e Ângelo Neto no miolo, apesar do desgaste acumulado por três encontros de elevada exigência de forma consecutiva, o que certamente terá contribuído para a substituição deste último no encontro disputado este domingo.

Tal como havia sucedido nos dois encontros anteriores, Neto foi rendido durante a segunda parte, mais precisamente aos 58 minutos, por Beni Mukendi, numa alteração que parece programada e que terá que ver com o doseamento do esforço do médio, que é dos elementos com mais quilómetros percorridos a cada desafio. Nessa perspetiva, foi também substituído por Beni no desafio ante o Benfica, aos 72’, e em Braga por Pablo Roberto aos 68’, em alterações que permitiram refrescar o meio-campo.

Neto tem sido uma constante no meio-campo casapiano, tendo sido utilizado em treze dos quinze encontros realizados na presente temporada, isto porque à data das duas primeiras eliminatórias da Taça da Liga, disputadas ainda em junho, estava…lesionado. Em onze das suas participações, Neto alinhou como titular, o que ilustra bem a sua importância para o coletivo e para um papel muito específico nos processos da equipa, tendo já formado parceria com três companheiros de setor diferentes.

Ao lado de Neto já passaram Beni, Samuel Justo e Pablo Roberto, que tem sido a escolha preferencial numa dupla 100% brasileira na intermediária dos gansos, restando agora a dúvida em função do desgaste acumulado no meio-campo dos lisboetas e o resultado desfavorável que a equipa sofreu em casa (ainda não venceu enquanto visitado na presente edição da Liga), que poderá levar Filipe Martins a introduzir algumas alterações no onze inicial, inclusivamente nesse setor. Opções como Beni e Samuel Justo poderão ter direito a nova oportunidade…