Casa Pia: ‘Fúria’ de Larrazabal surpreendeu a Luz
Gaizka Larrazabal, do Casa Pia (à direita), celebra um golo com Yuki Soma (ao centro), com David Jurásek, do Benfica, à esquerda. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Casa Pia: ‘Fúria’ de Larrazabal surpreendeu a Luz

NACIONAL29.10.202312:50

Potência do ala direito dos gansos causou mossa no Benfica; o basco marcou o golo da igualdade e apresentou-se ao público português com grande exibição frente a Bernat e Jurásek

Na temporada segura do Casa Pia, que ocupa um tranquilo nono lugar na classificação da Liga, vários elementos têm sido destacados, como Clayton, pelos cinco golos que marcou quase de uma assentada no início da época, ou Pablo Roberto, pela bitola elevadas das suas prestações. Com menos atenções sobre si, Gaizka Larrazabal também convencia Filipe Martins… e apenas aguardava um palco para se mostrar ao futebol português.

A oportunidade de brilhar alto surgiu este sábado, no Estádio da Luz, e o basco aproveitou para ser fundamental para a igualdade conseguida pelos gansos (1-1) pelo golo que marcou e toda a influência que encarrilou pelo lado direito, criando problemas ao compatriota Juan Bernat e ainda mais a quem o substituiu, nomeadamente David Jurásek, protagonizando duas movimentações de assinalar, uma sobre cada um dos laterais esquerdos das águias e em ambos os casos em situações nas quais a sua potência foi procurada e, com decisões rápidas e acertadas, deixou o rival para trás.

Na primeira, aos 60’, colocou um remate venenoso perigoso, que Trubin defendeu com dificuldade, e na segunda, aos 81 minutos…deu mesmo golo, ao qual é atribuído demérito ao guarda-redes dos encarnados, Trubin, pelo facto de o ângulo de remate de Larrazabal ser reduzido, mas que premeia a ousadia do ala direito casapiano em forçar o erro e acreditar. 
Apesar de as condições de remate não serem as mais favoráveis, o camisola 72 não teve pejo em atirar e…foi feliz.

Tão feliz quanto está a ser a sua história em Pina Manique, onde chegou praticamente como um desconhecido apesar de, aos 25 anos, o seu CV registar passagens nos bem conhecidos Athletic Bilbao, onde cumpriu dez jogos na poderosa La Liga, e Real Zaragoza, neste caso no segundo escalão. Numa ação de mercado surpreendente, o Casa Pia apostou na sua contratação, inicialmente apontada para a posição de extremo, e foi excedendo expectativas com o passar do tempo.

Numa temporada em que o Casa Pia renovou a sua ala direita face às saídas de Lucas Soares e Eduardo Fereira, Gaizka Larrazabal chegou ao Casa Pia com menor favoritismo – ou, quem sabe, mediatismo – que o seu concorrente, André Geraldes, devido à sua experiência competitiva que o levou a representar, entre outros, o Sporting. No entanto, apesar de Geraldes dar mostras de competência sempre que é utilizado, o atleta natural do País Basco iniciou a época como titular e não mais largou o lugar.

O golo apontado ao Benfica, o primeiro na sua passagem pelo futebol luso, trouxe maior atenção sobre Larrazabal, que se coloca entre os laterais/alas direitos em maior evidência na temporada em Portugal até ao momento. O espanhol junta o tento apontado aos doze jogos já efetuados ao serviço dos gansos, dez deles como titular e sempre na Liga: apenas não foi escolha inicial em dois dos três jogos na Taça da Liga, mais precisamente contra Lank Vilaverdense e Nacional (não saiu do banco de suplentes neste último), e na Taça de Portugal.