Casa Pia: Fernando Andrade «entregue à administração», Lacxmicant «pode ser opção»
Fernando Andrade, do Casa Pia, enfrenta a marcação de Geny Catamo, do Sporting, com Ousmane Diomande nas proximidades. Foto: Atlantico Press/Imago.

Casa Pia: Fernando Andrade «entregue à administração», Lacxmicant «pode ser opção»

NACIONAL10.02.202417:24

Pedro Moreira esclareceu a situação do brasileiro, que «pediu desculpa» mas está fora das opções para defrontar o Rio Ave; reforço cedido pelo SC Braga pode estrear-se como titular e render o castigado Felippe Cardoso

Com a deslocação ao reduto do Rio Ave, o Estádio dos Arcos, este domingo, pelas 15.30 horas, e em encontro da 21.ª jornada da Liga, em mente, Pedro Moreira procurou resolver, de forma categórica, a novela que envolve Fernando Andrade, que protagonizou um caso de indisciplina no passado domingo e desde então foi afastado dos trabalhos do plantel.

«É curioso que em muitas situações começamos à procura de uma situação de problema, em vez de procurar uma situação de solução. Em relação a isso, já disse que, desde que cheguei, as minhas decisões são tomadas em prol da equipa e as decisões que tomo, inclusivamente na escolha dos jogadores, têm um lado estratégico», explicou o treinador, relativamente à situação que envolve o avançado brasileiro, anunciando que este voltará a não fazer parte das escolhas para o embate com os vila-condenses.

Antes de se focar em exclusivo no Rio Ave, Pedro Moreira indicou que Fernando Andrade já se desculpou pelo incidente e a resolução não se encontra no seu controlo. «Há uma coisa que é certa: perdemos uma opção, mas a questão importante é que precisamos daqueles que estão agregados ao grupo e quando há uma situação deste cariz, um jogador não está nesse caminho. O jogador já pediu desculpa perante mim e o processo está entregue à administração», esclareceu.

Fernando Andrade não será opção para defrontar o Rio Ave, por castigo interno, e Felippe Cardoso também não, por força de ter visto o quinto amarelo na jornada anterior, frente ao Boavista, e estar por isso obrigado a cumprir uma partida de suspensão. André Lacximicant, que se estreou pelos gansos na receção aos axadrezados, «pode ser opção» para assumir o lugar e cumprir o primeiro encontro enquanto titular com a nova camisola.

Também o médio Kevin Krygard já poderá ser utilizado, visto ter ultrapassado os problemas físicos que têm sucessivamente adiado a sua estreia pelo Casa Pia, situação que mereceu também um comentário de Pedro Moreira. «É interessante que, em função do mercado e das alterações que fizemos, há jogadores que vieram com índices físicos ainda não completamente aptos», indicou, agradado por constatar que, com o passar do tempo, pode contar com todas as opções em simultâneo para assim tomar as melhores decisões.

Pedro Moreira não quis desvendar como o Casa Pia se apresentará nos Arcos, transmitindo que a equipa está preparada para se apresentar de diferentes formas. «Há várias situações em que podemos criar nuances, até porque o sistema tático é um modelo fixo e as dinâmicas que ele pode criar são outra situação alternativa. O que penso é que todos eles (ndr: os jogadores) me dão essas possibilidades», assinalou, mostrando-se confiante de que a versatilidade poderá reconduzir o ganso às vitórias, independentemente dos jogadores que venha a utilizar.

«Independentemente de terem jogado no passado ou estarem a jogar no presente, a mensagem que vos passo é que tenho confiança em todos eles. Era importante conseguir pelo menos melhorar a performance de falta de confiança que tínhamos tido num jogo difícil (ndr: a pesada derrota contra o Sporting, por 8-0) e o que nos aparece agora é uma oportunidade, um desafio importante para o que a equipa quer fazer. Estamos prontos, estamos ambiciosos», finalizou, apostando em voltar a triunfar em casa alheia.