João Pereira, de apenas 32 anos, estreia-se na elite do futebol nacional e vai tentar 'alimentar' os gansos; Cristiano Bacci, de 49, tem pela frente a missão de fazer rugir uma pantera que tem de fazer das fraquezas... forças
A espera acabou. Estão de regresso as emoções de mais uma época no futebol português e os aficionados de cada um dos 18 clubes contendores da Liga respiram de alívio. O descanso é sempre bom, como, de resto, em tudo na vida, mas a verdade é que para quem ama verdadeiramente futebol e tanto sofre com as suas equipas, a espera parece sempre longa demais...
O Estádio Municipal de Rio Maior recebe, a partir das 18 horas deste sábado, um dos duelos da ronda inaugural: o Casa Pia recebe o Boavista. Os gansos continuam a realizar os seus jogos longe de Pina Manique - repetindo o cenário que se repetiu em 2023/2024, em virtude das obras que teimam em não terminar no seu recinto histórico -, as panteras arrancam longe do Bessa. Em comum terão, naturalmente, o forte desejo de entrarem com o pé direito e conquistarem os primeiros três pontos em disputa.
CASA PIA
Quando, no passado dia 19 de junho, foi apresentado oficialmente como novo treinador do Casa Pia, João Pereira terá começado, por certo, a contar os dias para a sua estreia no banco. Porque, afinal, essa seria a primeira vez que orientava uma equipa no principal escalão nacional.
Com apenas 32 anos de idade, o jovem técnico viu reconhecidos os méritos do trabalho realizado no Alverca, clube que conduziu ao regresso aos campeonatos profissionais e à conquista do título da Liga 3, e foi contratado pelo Casa Pia para tentar prolongar a permanência dos ganso na elite. O melhor será, na ótica do treinador, juntar o melhor dos dois mundos e à estreia oficial juntar a conquista dos primeiros três pontos. Quando o relógio apontar para as 18 horas, terá a confirmação do primeiro dado, cerca de duas horas depois poderá estar (também) a festejar o segundo.
Antevisão de João Pereira (treinador do Casa Pia):
João Pereira não se mostrou excessivamente preocupado com a escassez de vitórias na preparação dos gansos; explicou que contratação de Samu Obeng estava «há muito planeada»
Equipa provável do Casa Pia (3x4x3):
Patrick Sequeira (1); Ruben Kluivert (3), José Fonte (6) e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Andrian Kraev (89), Pablo Roberto (80) e Leonardo Lelo (5); Nuno Moreira (7), Raúl Blanco (10) e Henrique Pereira (52)
BOAVISTA
E se de um lado estará João Pereira, de 32 anos, do outro sentar-se-á Cristiano Bacci, de 49. A força da juventude contra a juventude da força.
O técnico italiano está de regresso ao futebol português, isto depois de ter orientado o Olhanense na segunda metade da época 2014/2015, na temporada seguinte, e na primeira metade de 2016/2017. Antes disso tinha trabalhado apenas em solo transalpino, sendo que, depois de deixar o emblema algarvio, foi adjunto no PAOK (Grécia), no Al Hilal (Arábia Saudita), de novo no PAOK e, por fim, na Udinese (Itália).
A SAD do Boavista decidiu apostar em Bacci e o técnico tem pela frente uma missão que se afigura difícil. É certo que os axadrezados conseguiram manter bastantes ativos valiosos no seu plantel, mas também não é menos verdade que os problemas relativos à inscrição de novos jogadores - tema que Fary Faye, novo líder do emblema do Bessa, voltou a aflorar recentemente em comunicado - condicionam (e muito...) toda o planeamento para a temporada que agora começa.
Presidente da SAD coloca o dedo na ferida, não tem medo de abordar as questões problemáticas com as quais se depara diariamente, mas garante «lutar por um Boavista credível, transparente e respeitado»; reconhece que ainda não foi possível desbloquear o processo relativo à inscrição de novos jogadores, mas deixa a promessa de que estão a ser trabalhadas «soluções»
Cristiano Bacci podia, pois, agarrar-se a esta problemática para justificar alguma falta de soluções que possa ter no seu plantel, mas, ao invés, valorizou os seus e deu conta de que está pronto para a luta. Será a tal juventude da força...
Antevisão de Cristiano Bacci (treinador do Boavista):
Italiano reconhece o quadro de limitações na equipa, deixa elogios aos dois reforços que não podem jogar, Bruninho e Alhassan, e também à atitude profissional de Bozeník e de todos os integrantes do plantel
Equipa provável do Boavista (4x3x3):
João Gonçalves (99); Pedro Gomes (15), Rodrigo Abascal (26), Filipe Ferreira (20) e Bruno Onyemaechi (70); Seba Pérez (24), Ibrahima Camará (6) e Vukotic (18); Salvador Agra (7), Robert Bozenik (9) e Miguel Reisinho (10)