Capitão da seleção chinesa bate com a porta e atira: «É inaceitável e humilhante»
Linpeng Zhang na partida contra Singapura (IMAGO / Xinhua)

Capitão da seleção chinesa bate com a porta e atira: «É inaceitável e humilhante»

INTERNACIONAL22.03.202421:50

Linpeng Zhang anunciou que ia deixar a seleção nacional após o «humilhante» empate contra Singapura

Para Linpeng Zhang, já não dá mais. O lateral e capitão da seleção chinesa de futebol anunciou que ia renunciar à seleção nacional. O motivo que levou o defesa a tomar tal decisão foi o mais recente empate da China contra Singapura (2-2), partida realizada na quinta-feira a contar para o apuramento asiático para o Mundial 2026.

Os chineses desperdiçaram uma vantagem de dois golos e deixaram-se empatar contra Singapura. No final da partida, na zona de entrevistas rápidas, o capitão Linpeng Zhang foi dar a cara e, perante os jornalistas, anunciou a sua renuncia e ainda aproveitou para desabafar sobre o estado da seleção que representa.

«Pensei nisto durante muito tempo. Acho que está na hora de encerrar minha carreira na seleção nacional. Nem sequer conseguimos vencer a equipa de Singapura. Acho isto inaceitável e humilhante», atirou o defesa chinês de 34 anos.

O desabafo de Zhang não é para menos. É preciso recuar até 16 de novembro de 2023 para vermos a última vez que a China venceu uma partida, seja ela oficial ou um amigável. Na altura, os chineses venceram na visita à Tailândia por 2-1, curiosamente, também a contar para o apuramento asiático para o Mundial 2026.

Desde então, os chineses já realizaram 7 partidas e não venceram nenhuma, com claro destaque, pela negativa, para a campanha na Taça Asiática onde os chineses somaram dois empates e uma derrota, tendo terminado a fase de grupos no terceiro lugar sem qualquer golo marcado.

A imprensa chinesa relata que a mulher de Zhang divulgou uma conversa que teveram por mensagem após o encontro, na qual ele teria dito: «Eu realmente sinto que não posso fazer melhor do que isto. Todos os dias eu esforço-me 100% ou 200%, mas realmente não posso aceitar este resultado».

Também lhe pode interessar: (Taça Asiática) Taremi de cabeça perdida após da eliminação do Irão