Cristiano Ronaldo recebendo uma das suas Botas de Ouro, então ao serviço do Real Madrid (Foto: IMAGO)
Cristiano Ronaldo recebendo uma das suas Botas de Ouro, então ao serviço do Real Madrid (Foto: IMAGO) - Foto: IMAGO

Bota de Ouro: sabia que Portugal é o líder?

Neste domingo decide-se o vencedor. Mbappé está na frente, Salah precisa de fazer um póquer

Decide-se, neste domingo, o vencedor da Bota de Ouro, o troféu que premeia o melhor goleador de todos os campeonatos europeus. Criado em 1967, então com organização do jornal francês L'Équipe, tem sido o referencial para os grandes pontas de lança do Velho Continente, tanto os nativos quanto os que chegaram entretanto à procura do El Dorado. E passados 58 anos há uma nacionalidade que continua a liderar o número de Botas de Ouro conquistadas: Portugal.

Graças às quatro Botas de Cristiano Ronaldo (2007/08, no Man. United; 2010/11, 2013/14 e 2014/15 no Real Madrid) e às duas de Eusébio (1967/68 e 1972/73 no Benfica) e Fernando Gomes (1982/83 e 1984/85, no FC Porto), Portugal é o país com mais troféus (8) ganhos, à frente da Argentina (7, seis delas de Lionel Messi) e Países Baixos (4).

Apesar de não ser uma liga das top 5, Portugal situa-se como o segundo campeonato com mais títulos (7, tantos quanto os de Inglaterra), apenas atrás de Espanha (16). Foram quatro os jogadores que venceram o troféu, atuando em Portugal: Eusébio (2), Yazalde (1), Fernando Gomes (2) e Mário Jardel (2).

O brasileiro, à data jogando pelo Sporting, em 2001/02, foi então o último futebolista a vencer a Bota de Ouro como jogador da Liga. Viktor Gyokeres esteve perto de voltar a fazê-lo, tendo chegado ao presente fim de semana na liderança da tabela, mas Kylian Mbappé ultrapassou-o com um bis diante da Real Sociedad e espera pela tarde desta domingo para ver o que fará Mo Salah: o egípcio terá de fazer um póquer pelo Liverpool, na receção ao Crystal Palace, para ultrapassar o francês.

Vídeo sugerido: