Boavista: última vitória na Amadora foi há 17 anos
Panteras não vencem para a Liga desde a 5.ª jornada (Foto: IMAGO)

Boavista: última vitória na Amadora foi há 17 anos

NACIONAL07.12.202320:43

Axadrezados tentam regressar ao caminho das vitórias num terreno historicamente difícil; apenas uma vitória boavisteira no terreno do Estrela nas últimas seis deslocações

O Boavista atravessa o pior momento da temporada. Depois da eliminação da Taça de Portugal e da goleada sofrida no Bessa (0-4), ambas diante do Arouca, a turma de Petit procura voltar aos triunfos, seis partidas depois.

O próximo desafio das panteras, frente ao Estrela da Amadora, ganha uma importância acrescida, não apenas pela fase negativa dos pupilos de Petit, como também pela históricas dificuldades dos boavisteiros no Estádio José Gomes.

Dos 15 duelos disputados entre os dois emblemas para o principal escalão do futebol português, na casa dos amadorenses, os axadrezados levaram os três pontos por apenas três vezes: em 1996/97 (2-5); 1997/98 (1-2); e 1999/00 (1-2).

José Carlos (à esquerda) e Simic em ação no Estrela-Boavista, em 1996/97 (ASF/PRESS PHOTO AGENCY)

Alargando a análise aos confrontos para todas as competições, o último triunfo do Boavista na Amadora foi há mais de 17 anos. Na época 2005/06, as panteras visitaram o Estrela para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e levaram a melhor (0-1), apurando-se para os quartos-de-final da prova rainha.

De regresso à Liga 16 anos depois, os amadorenses ocupam o 12.º lugar e somam menos três pontos que o clube do Bessa. Recorde-se que o Boavista não vence para o campeonato desde a 5.ª jornada, e vem de uma série de quatro desaires consecutivos.