João Félix faz a diferença na vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid
Foto: IMAGO

João Félix faz a diferença na vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid

INTERNACIONAL03.12.202322:07

Internacional português fez o único golo da partida e deu os três pontos ao clube que agora representa

O Barcelona venceu o Atlético de Madrid por 1-0, em mais um jogo em que se fez sentir a «lei do ex».

A novela João Félix que se vive fora das quatro linhas prometia não deixar arrefecer este encontro, que começou logo com uma oportunidade de Raphinha. Na primeira parte, totalmente dominada pelo Barcelona, foi o extremo brasileiro um dos mais inconformados, talvez o mais inconformado, logo a seguir a… João Félix. Aos 29 minutos, jogada de Raphinha encontra o atacante português que, com muita classe, finaliza por cima de Oblak.

No segundo tempo, Simeone pretendeu dar uma figura mais atacante ao seu conjunto e até conseguiu, mas sem surtir qualquer efeito. Destaca-se um livre de Memphis Depay como a maior oportunidade de perigo do segundo tempo, mas Iñaki Peña respondeu com uma enorme defesa.

João Félix foi o Homem do Jogo, não só pelo golo, mas pela energia e qualidade que deu à sua equipa. Agora, o Barcelona soma mais três pontos que o Atlético, ainda que os colchoneros tenham menos um jogo disputado.

Termina a partida! A «lei do ex» fez-se sentir mais uma vez. Desta vez, devido a um golo de João Félix ao seu antigo clube (e ainda dono do seu passe), o Barcelona leva os três pontos desta partida. A vitória é merecida, sobretudo pelo que o Atlético (não) fez na primeira parte.

90+4' - Ángel Correa, na cara de Iñaki Peña, dispara para grande defesa do espanhol.

90+1' - Grande iniciativa do Atlético, que consegue chegar à área em superioridade, mas a bola não alcança Samuel Lino. No seguimento, Lamine Yamal atira, mas a bola esbarra na defesa colchonera.

87' - João Cancelo vê amarelo por abordagem perigosa com o braço sobre Ángel Correa.

86' - Lewandowski simula, tira Azplicueta do caminho e, no momento da finalização, remata ao lado da baliza.

82' - Mais um livre perigoso a beneficiar o Atlético. Xavi protesta vê o cartão amarelo.

80' - Livre cobrado por Memphis Depay obriga Iñaki Peña a uma enorme defesa, desviando a bola para o poste da sua baliza.

79' - Ronald Araújo vê cartão amarelo.

77' - Xavi faz duas substituições: saem os criadores do golo, João Félix e Raphinha, e entram Yamal e Ferrán Torres.

66' - Diego Simeone esgota as alterações. Morata e Koke dão lugar a Memphis Depay e Saúl.

61' - Morata tenta aproveitar uma defesa incompleta de Iñaki Peña, mas não consegue dominar a bola da melhor maneira e esta acaba por sair de campo.

58' - Na sequência do remate de Raphinha, surge o ataque do Atlético, que culmina num remate à malha lateral da baliza de Iñaki Peña.

58' - Grande oportunidade de Raphinha, que combina com Pedri e depois acerta em cheio no poste.

50' - João Félix vê amarelo, após confusão dentro de área antes de um canto.

47' - Azpilicueta vê amarelo, menos de dois minutos depois de entrar

Começa a segunda parte! Diego Simeone faz uma tripla alteração: saem Riquelme, Giménez e Molina por Ángel Correa, Samuel Lino e Azpilicueta ao intervalo.

Termina a primeira parte! João Félix fez o único golo da partida e está, até ao momento, a ser o melhor jogador em campo. É o mais desequilibrador e está na maior parte dos lances de perigo do Barcelona. Destaca-se também a prestação de Raphinha no primeiro tempo, sempre muito interventivo. O Atlético, por seu turno, teve duas oportunidades no contra-ataque, mas pouco ou nada tem mostrado neste encontro.

44' - João Félix, servido por Gundogan, quase faz o bis na partida, mas a bola sai à figura de Oblak.

38' - Raphinha lança o contra-ataque, é derrubado por Koke e o médio espanhol vê cartão amarelo.

36' - O Atlético tem a sua maior oportunidade na partida. Um contra-ataque conduzido pela direita chega a Griezmann, que remata à baliza, mas Frenkie de Jong faz um corte providencial.

34' - João Félix ultrapassa Axel Witsel e é derrubado. O belga vê amarelo.

31' - José Maria Giménez vê o primeiro cartão amarelo da partida

29' É golo de João Félix! Golo de Barcelona! Raphinha assiste João Félix que, depois de se antecipar a Molina, picou com muita classe por cima de Oblak! Grande finalização do internacional português que, apesar de jogar contra o clube pelo qual está emprestado, festejou o golo que apontou.

Nos primeiros vinte minutos, o domínio do Barcelona tem sido quase total. O Atlético, ainda que a jogar «igual a si próprio», revela muitas dificuldades quando tem a bola.

13' - A bola chega a Lewandowski na pequena área, mas o polaco remata acerta na bola com a canela e atira por cima.

5' - Primeira grande oportunidade é para o Atlético Madrid. Molina perto do golo, mas Ronald Araújo consegue intercetar antes da bola chegar à baliza.

Começa a partida no Olímpico de Montjuic, em Barcelona!

O onze do Barcelona: João Félix e João Cancelo são titulares

O onze do Atlético de Madrid: