Arsenal volta às vitórias, Aston Villa também vence e Wolves perdem por três
Gabriel Jesus marcou para o Arsenal (IMAGO)

Arsenal volta às vitórias, Aston Villa também vence e Wolves perdem por três

INTERNACIONAL17.12.202316:21

‘Gunners’ e ‘villains’ ganham pontos ao Man. City, enquanto o West Ham vence de forma clara o Wolverhampton, com dois portugueses em campo

O Arsenal recuperou da derrota com o Aston Villa na receção ao Brighton, na 17.ª jornada da Premier League, com uma vitória por 2-0, resultado que não refletiu as oportunidades que a equipa londrina criou no encontro.

Os golos só chegaram na segunda parte, primeiro graças a um cabeceamento certeiro de Gabriel Jesus (53’), que ficou desmarcado num pontapé de canto. 

Já perto do final, Kai Havertz confirmou a vitória, após assistência do recém-entrado Nketiah (87’).

O Brighton quase empatou aos 83 minutos, quando Pascal Gross falhou na direção de um remate na pequena área, mas a equipa ficou a zeros, não marcando pela primeira vez no campeonato e sofrendo pelo 21.º jogo consecutivo. 

Já o Wolverhampton, com os lusos Nélson Semedo e Toti Gomes como titulares, perdeu por 3-0 no terreno do West Ham, num jogo em que o brasileiro Lucas Paquetá realizou três assistências, duas delas para Mohammed Kudus (22’ e 32’), que já vai com nove golos na temporada. 

Mohammed Kudus com Lucas Paquetá (IMAGO)

Após o intervalo, Pablo Sarabia ainda reduziu a desvantagem, mas o golo foi anulado por um fora de jogo milimétrico. Pouco depois, Jarrod Bowen (74’), selou o resultado final.

Por fim, o Aston Villa teve muitas dificuldades em vencer na casa do Brentford (1-2). A equipa londrina abriu o marcador, com Lewis-Potter (45’) a estrear-se a marcar na Premier League num lance de bola parada. 

Lewis-Potter festeja o seu primeiro golo no campeonato (IMAGO)

 Os villains sentiram muitas dificuldades até à expulsão de Ben Mee (71'), que deixou os bees reduzidos a 10 jogadores. Só então é que a equipa de Unai Emery alcançou a vitória, com golos de Álex Moreno (77’) e do inevitável Ollie Watkins (85’), que já leva 14 golos na temporada. 

Deste modo, o Arsenal e o Aston Villa continuam no comboio da liderança da Premier League. Já o Wolverhampton mantém-se, à condição, no 13.º lugar com 19 pontos e só ganhou um dos últimos cinco jogos para o campeonato.

Recorde as incidências das partidas:

Final do encontro: Arsenal 2-0 Brighton

A equipa de Mikel Arteta vence com justiça, com golos de Gabriel Jesus e Havertz.

Havertz sela a vitória

87' - Com o Brighton balanceado para a frente, Nketiah coloca em Havertz e o alemão tem todo o tempo para marcar e tirar qualquer dúvida do resultado. 

83' - O Brighton fica muito perto do empate com Pascal Gross, na pequena área, a rematar ao lado. 

68' - Lewis Dunk salva o Brighton em cima da linha de golo!  Ben White desviou um canto de Martinelli ao primeiro poste e o central de 32 anos impediu o golo com um corte formidável de cabeça. 

Arsenal marca graças a Jesus

52' - Num canto batido por Saka, Jan Paul van Hecke desvia a bola ao primeiro poste e esta vai ter com Gabriel Jesus, que estava sozinho ao segundo poste e marcou com facilidade. 

52' - O Brighton ofereceu o golo, mas o Arsenal não aproveitou. Verbruggen oferece a bola ao Arsenal, Saka passa para Odegaard, mas o norueguês não consegue rematar. 

Começa a 2.ª parte!

Intervalo: Arsenal 0-0 Brighton

As duas equipas têm os processos de jogo muito bem assimilados, com o Brighton a mostrar segurança defensiva, mas o Arsenal já soma demasiados ataques sem conseguir rematar à baliza.

40' - O Arsenal acentua muito o seu domínio e procura chegar à vantagem antes do intervalo.

31' - Passe formidável de Odegaard a lançar Saka no flanco, o inglês passa para Martinelli mas o brasileiro remata muito por cima da baliza.

Bukayo Saka e Mitoma (IMAGO)

26' - Substituição no Brighton: o lateral Veltman sai lesionado e entra o jovem de 18 anos Jack Hinshelwood.

20' - Está agora uma partida mais equilibrada, com o Brighton a arranjar maneiras de superar a pressão alta dos gunners. Ainda não houve nenhum remate perigoso de ambos os lados. 

10' - Jogo de sentido único, com o Arsenal a dominar em todas as frentes, condicionando muito o jogo de posse do Brighton.

Começa a partida!

Já há onzes!

Arsenal: David Raya; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães, Zinchenko; Declan Rice, Martin Odegaard, Kai Havertz; Bukay Saka, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli.

Brighton: Verbruggen; Joel Veltman, Jan Paul van Hecke, Lewis Dunk, James Milner; Pascal Gross, Billy Gilmour; Adingra, Adam Lallana, Mitoma; Evan Ferguson.

Final do encontro: West Ham 3-0 Wolverhampton

Os 'hammers' souberam impôr o seu domínio e vencem de forma clara uma equipa que foi demasiado permeável na defesa.

Bowen sentenceia o jogo

75' - Paquetá faz a sua terceira assistência do jogo. Em novo contra-ataque, o brasileiro, lança Bowen que faz um trabalho fantástico e remata colocado para o fundo das redes. O inglês faz o seu 11.º golo da época. 

58' - Jogada muito bem trabalhada pelo Wolvehampton dá em golo de Sarabia, mas o espanhol estava em fora de jogo por escassos milímetros no momento do passe de Nélson Semedo. 

55' - Só dá Wolverhampton no segundo tempo. Domínio absoluto dos wolves, mas o West Ham está confortável a defender. 

Começa a 2.ª parte!

Intervalo: West Ham 2-0 Wolverhampton

'Hammers' entraram melhores em campo, dominado a posse de bola, mas foi com dois contra-ataques que marcou, graças a um bis de Kudus. O resultado até peca por ser escasso.

45' - Jarrod Bowen acerta no poste com um forte remate e West Ham fica a milímetros do 3-0.

E vão dois para o West Ham!

32' - Novo contra-ataque, novo golo de Kudus. Lucas Paquetá faz um excelente passe para a desmarcação de Kudus, que marca com tranquilidade. 

Golo do West Ham!

23' - Já se estava a adivinhar! Num contra-ataque rapidíssimo, Mohammed Kudus venceu o duelo com Nélson Semedo e rematou forte e colocado para o fundo das redes. É o oitavo golo do ganês na época. 

10' - O West Ham já se acercou da baliza de Daniel Bentley com muito perigo, sufocando a defesa dos wolves

Começa a partida!

Já há onzes - Wolverhampton alinha com Toti Gomes e Nélson Semedo de início

West Ham: Fabianski; Coufal, Nayef Aguerd, Kurt Zouma, Emerson Palmieri; Edson Álvarez, Soucek, Ward-Prow-se; Mohammed Kudus, Lucas Paquetá, Jarrod Bowen.

Wolverhampton: Daniel Bentley; Max Kilman, Craig Dawson, Toti Gomes; Nélson Semedo, Mario Lemina, João Gomes, Bellegarde; Pablo Sarabia, Hee-Chan Hwang, Matheus Cunha.

Final do encontro: Brentford 1-2 Aston Villa

Jogo muito difícil para a turma de Unai Emery, que só conseguiu marcar depois da expulsão de Ben Mee e assim conquistar uma vitória muito suada.

Está feita a reviravolta!

86' - Ollie Watkins, o goleador da equipa, coloca o Aston villa na frente do marcador e faz o seu 14.º golo da época. 

Aston Villa empata!

77' - Golo do lateral esquerdo, após passe do recém-entrado Leon Bailey.

71' - Ben Mee vê o cartão vermelho direto. O central deixa o Brentford reduzido a dez jogadores.

67' - O Aston Villa ainda não fez um remate à baliza desde o intervalo e deixa o Brentford acreditar que ainda pode marcar o segundo. 

Começa a 2.ª parte.

Intervalo: Brentford 0-1 Aston Villa

Não há mesmo justiça no futebol e a eficácia fala sempre mais alto. O Brentford conseguiu aguentar a pressão do Aston Villa e marcar numa bola parada.

O Brentford marca primeiro!

45' - Lewis-Potter adianta os bees no marcador contra a corrente do jogo.

14' - Após uma entrada muito forte do Aston Villa em campo, o Brentford conseguiu suster a pressão e equilibrar um pouco o jogo. 

Começa a partida!

Já há onzes!

Brentford: Mark Flekken; Zanka, Ethan Pinnock, Ben Mee; Ghoddos, Damsgaard, Norgaard, Janelt, Roerslev; Lewis-Potter, Yoane Wissa.

Aston Villa: Emiliano Martínez; Konsa, Diego Carlos, Pau Torres; Cash, Kamara, Ramsey, McGinn, Moreno; Moussa Diaby, Ollie Watkins.

Boa tarde. Vai poder seguir aqui os primeiros jogos de domingo na 17.ª jornada da Premier League, com o Arsenal (frente ao Brighton) e o Aston Villa (frente ao Brentford), respetivamente 2.º e 3.º classificados, a sonharem com a liderança do campeonato. O Wolverhampton e o seu contigente de portugueses joga em Londres, com o West Ham.