Álvaro Pacheco satisfeito com recorde pontual: «Temos de continuar a ter esta mentalidade»
Álvaro Pacheco MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Álvaro Pacheco satisfeito com recorde pontual: «Temos de continuar a ter esta mentalidade»

NACIONAL21.01.202422:30

V. Guimarães venceu o Estrela da Amadora, por 3-0, no jogo de encerramento da 18.ª jornada

Declarações de Álvaro Pacheco na sala de imprensa, logo após a vitória do Vitória de Guimarães por 3-0 frente ao Estrela da Amadora:

Quem apenas vê o resultado fica com a ideia que o Vitória controlou o jogo, mas passou algumas dificuldades. Peço uma análise?

«Contra um adversário que nos criou algumas dificuldades, sabíamos das valias que não perdiam fora há três jogos. Bem orientada pelo Sérgio [Vieira], não é fácil de defrontar, pois tem uma variabilidade muito grande no seu jogo. Tivemos duas partes distintas, tivemos o jogo controlado no sentido em que não deixámos o Estrela chegar perto da nossa baliza e outra em que tínhamos de fazer o golo para depois explorarmos mais o espaço dado pelo Estrela, pois podia abrir-se. Na 2.ª parte, controlamos ainda melhor, pois colocamos três médios e fomos ganhando mais bolas e tivemos maior controlo e aproveitamos os espaços. Fomos uma equipa muito inteligente. O triunfo assenta naquilo que fizemos, fomos justos vencedores, mas foi difícil. Cada jogo tem a sua história e neste jogo tivemos de ser campeões para conseguirmos superar o adversário.»

Na 2.ª parte não faz o segundo golo e depois permite que o Estrela cresça um pouco. Como viu esse momento?

«Já tínhamos alertado que íamos fazer essa nuance, pois sabiamos que o jogo ia desenrolar para o Estrela procurar mais a profundidade e precisaríamos de mais gente a ganhar as segundas bolas. Eles são muito fortes fisicamente e tínhamos de entrar e ganhar os duelos. Isso foi falado ao intervalo, para deixarmos o adversário sem espaço, Procuramos depois o espaço nas costas. Fomos eficazes e os jogadores estão de parabéns.»

Tem agora 36 pontos quando está a iniciar a 2.ª volta. Isso deixa-o satisfeito?

«Os jogadores têm feito por merecer, ficamos sempre orgulhosos com este grupo a conseguir a esta jornada ter 36 pontos, somos o primeiro grupo a consegui-lo aqui em Guimarães. O que me deixa orgulhoso é o que tem sido feito para chegarmos até aqui. A capacidade de trabalho e de superação e como estamos focados semana após semana. Estes 36 pontos são fruto disso mesmo e temos de continuar a ter esta mentalidade para a 2.ª volta.»

Nesta altura, como o mercado aberto, costuma haver alguma falta de concentração ou de compromisso, mas não se tem sentido isso. Como vê esta situação?

«O grupo, a mentalidade que estes jogadores têm, são fortes no dia a dia naquilo que controlam, no que trabalham. É mérito deles. Eu tal como muitos não gosto desta fase, mas temos de manter-nos focados no dia a dia para fazermos uma 2.ª volta boa.»