Alvalade, eis o palco de festas esta época
Sporting tem um domínio absoluto em Alvalade (Sporting CP)

Alvalade, eis o palco de festas esta época

NACIONAL09.01.202408:15

Sporting é uma das equipas invencíveis na Europa em casa. Onde marca o dobro dos golos. Na Liga igualou registo alcançado há... 44 anos!

Vitórias, boas exibições e golos. Muitos golos. Alvalade é o palco de festas do leão na presente temporada. 14 jogos oficiais (entre todas as competições), 13 vitórias e apenas um desaire – diante da Atalanta na Liga Europa. Um saldo amplamente positivo, pois foi ali, ainda na última jornada, que assinou a maior goleada da temporada [5-1 diante do Estoril], mas onde também segue série impressionante de nove vitórias consecutivas na Liga, algo que não acontecia, imagine-se, há... 44 anos. De resto, no longo historial dos leões, esta é apenas a 7.ª vez que este registo acontece. 

A forma como a equipa está a aproveitar o fator casa é tão vincada que nem mesmo no plano internacional é fácil encontrar quem possa ombrear com o leão de Rúben Amorim, versão 2023/2024. Nas cinco principais ligas europeias, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, ninguém consegue desempenho tão limpo em casa nas provas internas. Vitórias que confirmam a veia goleadora dos leões esta época. Até porque, diante dos seus adeptos, o Sporting marcou o dobro dos golos que consegue fora de portas. Contas feitas, o Sporting festejou em 42 ocasiões em Alvalade e apenas 22 na condição de visitante. 

Um domínio avassalador que confirma a influência de Gyokeres onde marcou 13 dos 18 golos oficiais de leão ao peito. Amorim e o troféu que falta... Será, assim, sobre esta onda de otimismo que o Sporting recebe hoje o Tondela. Com expetativa de uma boa casa – Apenas o piso inferior de Alvalade estará aberto – para se manter na discussão de um troféu que ainda falta no palmarés de Amorim: a Taça de Portugal. Nos 12 jogos desta competição, o técnico dos leões soma quatro derrotas e o melhor que conseguiu foi uma meia-final (2021/2022) onde caiu diante do FC Porto.