Vítor Roque entra, marca, garante vitória do Barcelona e é expulso

Vítor Roque entra, marca, garante vitória do Barcelona e é expulso

INTERNACIONAL03.02.202419:28

Com João Cancelo no onze, conjunto de Xavi assegura segundo triunfo seguido, desta vez em casa do Alavés, por 3-1. Marcaram Lewandowski, Gundogan e a jovem pérola brasileira que... esteve somente 13 minutos em campo

Num jogo marcado por belíssimos golos e várias polémicas, o Barcelona conseguiu a segunda vitória seguida para La Liga, desta vez em Vitória, diante de um Alavés que chegava a este duelo moralizado pelos três triunfos consecutivos que haviam tirado a equipa basca da zona de descida.

Com João Cancelo de início – e sem João Félix, a recuperar de lesão – os catalães foram surpreendidos pelo Alavés nos primeiros minutos, mas após instantes de sofrimento, assumiram o controlo da situação e chegaram à vantagem num lance aos 22’, desenhado por Gundogan, que fez o passe perfeito para Lewandowski dominar com o pé esquerdo e, com o direito, de primeira, fazer o chapéu ao guarda-redes Sivera.

Lewandowski abriu o marcador com o seu 9.º golo na La Liga 2023/2024 (foto Imago)

A conjunto da casa ainda tentou reagir, criou alguns lances de perigo – destacando-se, aos 35’ o cabeceamento de Guridi para enorme defesa de Iñaki Peña – mas o resultado não sofreria alterações até ao intervalo.

Após o descanso, Cancelo já não voltou. Xavi substituiu-o pelo jovem lateral espanhol Hector Fort, de apenas 17 anos e que ainda viria a ser decisivo no encontro.

A segunda parte arrancou a todo o gás e carregada de emoção. Gundogan, que havia servido o goleador polaco no primeiro tempo, fez ele próprio um belíssimo golo, aos 49’, num disparo de primeira ao segundo poste, após excelente cruzamento de Pedri.

O Alavés reduziria logo depois (51’) num cabeceamento à queima-roupa de Samu Omorodion, servido por Sola. No Mendizorrota os adeptos voltavam a acreditar. A esperança, porém, durou pouco.

Vítor Roque, a jovem pérola brasileira de 18 anos que o Barça contratou ao Athletico Paranaense, entrara aos 59’ e, quatro minutos depois, fez o 3-1, respondendo do melhor modo à assistência de Fort, o miúdo de 17 anos que substituíra João Cancelo.

O pior veio logo a seguir: aos 67’, Roque viu amarelo por cotovelada em adversário e, aos 72’, foi novamente amarelado, agora por alegada falta seguida de protestos, e foi expulso. Em 13 minutos, entrou, marcou e foi para a rua.

Até final, o Barcelona assumiu uma personalidade de sacrifício, o Alavés ainda tentou dar a volta às coisas, mas nada mais aconteceria.

Terminou o jogo!

72' VÍTOR ROQUE EXPULSO! O jovem brasileiro viu cartão amarelo por cotovelada num adversário aos 67' e, agora, viu o segundo por falta (muito duvidosa) sobre Tenaglia e correspondente vermelho. Em suma, Roque esteve 13 minutos em campo: entrou aos 59', fez o 3-1 aos 63' e foi expulso aos 72'!

63' GOLO DO BARCELONA! 1-3! Incrível: o jovem brasileiro Vítor Roque entrou aos 59', para o lugar de Gundogan, e já faturou, de pé esquerdo. O golo do miúdo de 18 anos que os catalães contrataram ao Athletico Paranaense teve assistência de Fort, de 17. Xavi ganha a aposta na juventude

51' GOLO DO ALAVÉS! 1-2! Que início de segunda parte! Marcou Samu Omorodion, num cabeceamento à queima-roupa, após passe de Alex Sola.

49' GOLO DO BARCELONA! 0-2! Marcou Gundogan, num disparo em resposta a excelente cruzamento de Pedri.

46' João Cancelo já não voltou do balneário. O lateral português foi substituído pelo jovem de 17 anos, Hector Fort.

Começou a segunda parte.

Intervalo no Alavés-Barcelona (0-1)

Apesar dos vários momentos de perigo criados pelo Alavés ao longo da primeira parte, o Barcelona fez-se valer da eficácia e da qualidade goleadora de Lewandowski para chegar em vantagem ao intervalo.

36' Os jogadores do Alavés reclamam grande penalidade por alegada mão de Pedri na grande área após cruzamento de Blanco. O árbitro nada assinala e o VAR confirma a decisão.

35' Alavés! Que perigo! E que enorme defesa de Iñaki Peña após cabeceamento de Guridi!

O belíssimo movimento de Lewandowski no único golo da partida (Foto EPA/Adrian Ruiz Hierro)

Veja o golo de Lewandowski:

Braçadeiras verdes de apoio à luta contra a doença, neste Dia Mundial do Cancro (foto X/FC Barcelona)

Dia Mundial do Cancro

Os jogadores da duas equipas jogam com braçadeiras verdes como apoio à luta contra a doença neste Dia Mundial do Cancro. Os treinadores também têm as mesmas braçadeiras.

22' GOLO DO BARCELONA! 0-1! Belo lance de Lewandowski, a receber de primeira com o pé esquerdo o passe de Gundogan, a avançar na área e a picar com o direito por cima do guarda-redes!

18' Depois da forte pressão inicial do Alavés, o Barça conseguiu recuperar o controlo da partida nos últimos minutos, mas está a criar pouco ofensivamente. Os bascos já recuaram as linhas.

11' Eis o primeiro momento de algum perigo do Barcelona: Araújo rematou, Sivera defendeu.

6' Samu Omorodion de novo com grande perigo, mas Iñaki Peña antecipou-se. Só dá Alavés!

1' O Alavés arrancou a partida a todo o gás e já reclamou uma grande penalidade. E era, por falta de Cubarsí (Barcelona) sobre Sola. Porém, este último estava em posição de fora de jogo.

Começou o jogo.

Deco em declarações à 'Movistar'

«A questão das lesões é preocupante, trabalhamos muito para ultrapassá-las, mas o plantel é curto, foram muitos jogos. Há que refletir para saber o que está a acontecer realmente, no que respeita a este assunto.»

«O anúncio do Xavi foi uma surpresa. Sentimo-nos mal porque contávamos com ele. Ele fazia parte do projeto. Estamos a pensar no futuro aos poucos. O mais importante agora é terminar bem a temporada. Isto não é hora para mais nada.»

E já há onzes oficiais:

Boa tarde, acompanhe aqui, a partir das 17.30 horas, as principais incidências, as melhores imagens e os vídeos dos lances decisivos do duelo entre Alavés e Barcelona, a contar para a 23.ª jornada de La Liga.

Depois da vitória contra o Osasuna, naquele que foi o primeiro jogo dos catalães após o anúncio da decisão de Xavi Hernández de não continuar no comando técnico dos blaugrana, o Barça, com João Cancelo no onze, mas sem João Félix (lesionado), visita a cidade de Vitória, no País Basco, onde mora um Alavés moralizado pelos três triunfos consecutivos que o levaram a fugir da zona de descida de divisão.