Academia da AF Porto com primeira pedra lançada
Fernando Gomes (AF Porto)

Academia da AF Porto com primeira pedra lançada

NACIONAL20.01.202414:58

Complexo vai ter três campos de futebol (dois relvados e um sintético), um campo para futebol de praia

Decorreu este sábado a cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção da futura Academia da Associação de Futebol do Porto, nos terrenos onde vai ser edificada, na Quinta da Prelada, no Porto.

O anfitrião José Manuel Neves, presidente da AF Porto, recebeu Fernando Gomes, presidente da FPF, João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa (FC Porto) e Jorge Moreira (Leixões), são presidentes dos clubes fundadores da associação distrital e estiveram também presentes.

João Paulo Correia e Pinto da Costa (AF Porto)

Fernando Gomes saudou o envolvimento da autarquia e recordou verba que a FPF disponibilizou: «Há cerca de cinco anos a FPF criou um fundo de cerca de 10 milhões de euros para apoiar as associações que quisessem construir a sua academia. Duas já foram construídas, Aveiro e Viseu. Três estão a caminho: Porto, Guarda e Santarém.»

José Manuel Neves disse que gostaria de ver inaugurada a Academia no prazo de dois anos. A academia portuense vai contar com três campos de futebol (dois relvados e um sintético), um campo para futebol de praia, e outro mais específicos, como treino de guarda-redes e árbitros, bem como balneários e outras infraestruturas.

O espaço, situado em Ramalde, será cedido parceladamente pela Santa Casa da Misericórdia e pela Câmara Municipal do Porto.