Simão Sabrosa esteve perto de rumar ao Liverpool (ASF)

A transferência falhada de Simão Sabrosa para o Liverpool: «A BOLA escancarou tudo»

Ex-jogador do Benfica esteve próximo de rumar ao então campeão europeu de clubes em 2005, numa transferência que ascenderia aos 15 milhões de euros

Simão Sabrosa era uma das estrela do Benfica em 2005, quando ajudou a equipa a quebrar uma série de 11 anos sem conquistar a Liga. No verão desse ano, o Liverpool, acabado de vencer a Liga dos Campeões, esteve muito perto de contratar o avançado português, como o agente Paulo Teixeira explicou.

Este domingo, através da rede social Facebook, Teixeira disse que o treinador dos reds Rafa Benítez viu Sabrosa como uma alternativa à contratação de Ricardo Quaresma: «Rafa confessou-me a sua frustração por não conseguir obter resposta do FC Porto pelo interesse manifestado pelo Ricardo Quaresma. Conhecendo aquela barreira pintodacosteana, onde só os convidados VIP passam, sugeri-lhe o Simão Sabrosa, cujas características técnicas se assemelhavam ao extremo portista. Benítez ficou surpreso: ‘Y Benfica lo vende?!’.»

Simão Sabrosa celebrando a conquista da Liga com Nuno Gomes (ASF)

O agente explica que não demorou muito até começarem as negociações: «Tirei do sono o Jorge Baidek, o empresário que, na época, tinha trânsito livre junto a Pinto da Costa e mantinha uma estreita relação com José Veiga, então diretor geral do SLB. Baidek acionou o jornalista João Diogo, pai da esposa do Simão Sabrosa, e a operação começou rapidamente a tomar forma. Informado, Luiz Filipe Scolari facilitou a tarefa e imediatamente dispensou o jogador dos trabalhos da seleção nacional.»

Teixeira explica que «a oferta do Liverpool era de 12 milhões de euros parcelados (10+2 em incentivos)» e até publicou um documento com essa proposta dos ingleses.

A proposta do Liverpool (Foto: Training Performance/Facebook)

A resposta do presidente das águias Luí Filipe Vieira (LFV) foi clara: «Entregou ao João Diogo duas folhas em branco com o cabeçalho Benfica SAD, assinadas, e exigiu: ‘preencham isso e tragam 15 milhões para o Benfica!’.»

No entanto, a transferência caiu no dia seguinte, devido a uma capa de A BOLA, como Teixeira explica: «O jornal A BOLA escancarou a negociação na capa e o que deveria ser uma operação sigilosa tornou-se um manifesto público, irritando tudo e todos, já que Simão era o ídolo da nação encarnada. Nunca cheguei a saber quem vazou a informação.»

Curiosamente, Simão Sabrosa marcou um golo ao Liverpool em 2005/06, numa vitória do Benfica em Anfield (ASF)

«Pressionado, LFV começou a recuar e alegou que a operação precisava de quatro assinaturas. Três já havia: a dele, a do Domingos Oliveira e a de Rui Cunha. Vieira saiu do escritório do Baidek dizendo que ia à casa da Dra. Teresa Claudino buscar a quarta. Nunca mais voltou», continuou.

Por fim, o agente revela ainda uma última tentativa que fez para tentar efetivar o negócio: «Baidek alugou um avião e aí cometeu-se o erro fatal: em vez de irmos a Tires e embarcar discretamente, o avião veio-nos pegar na Portela. Quando cheguei, no hall do aeroporto, a imprensa estava toda lá. Recuámos e cada um foi para sua casa.»