Reds publicaram nova homenagem ao «eterno rapaz de Portugal»

A sentida homenagem do CEO do Liverpool a Jota: «Somos um clube de luto»

Billy Hogan reservou ainda qualquer homenagem permanente dos 'reds' a Diogo Jota para os próximos meses. Cody Gakpo também esteve presente em Anfield

Nos primeiros dias do regresso do Liverpool ao trabalho multiplicam-se as homenagens a Diogo Jota em Anfield Road por parte dos membros dos reds. Um dia depois de Andy Robertson e Arne Slot terem marcado presença no memorial do avançado, Cody Gakpo e uma comitiva de dirigentes encabeçada pelo CEO Billy Hogan destacaram-se entre as centenas de populares nas imediações do recinto dos campeões ingleses.

Hogan destaca a importância da presença em Anfield para honrar o antigo avançado: «Só passaram uns dias, mas sabemos que tem sido devastador. Somos um clube de luto. O Jota era um futebolista incrível e deu-nos memórias ainda mais. O futebol tinha grande peso na vida dele, era por isso que o conheciam, mas ele era muito mais que isso.»

«Parece banal dizer isto, mas era mesmo boa pessoa. Quando falava contigo olhava-te nos olhos e ouvia-te. Era por isso que as pessoas o adoravam tanto e ele retribuia esse amor, jogava com alegria» relembrou Billy Hogan, à medida que fintava a emoção.

O dirigente britânico defendeu também, ainda que sendo um momento de enorme pesar, as cerimónias fúnebres de Diogo Jota e André Silva refletiram a unicidade dos dois irmãos. «Fomos incrivelmente bem recebidos em Gondomar no velório e no funeral. Conseguiamos ver o impacto que tinham nos companheiros de Seleção do Diogo e colegas de equipa do André. Duas pessoas especiais que partiram demasiado cedo», reforçou.

Apesar de salientar o impacto de Diogo Jota no dia-a-dia do Liverpool, Billy Hogan frisou que ainda não foi definidida qualquer medida permanente para homenagear o avançado luso, como a retirada do n.º 20 : «Ainda é cedo. O mais importante neste processo é ter a certeza que respeitamos a família. Temos muitas ideias no clube e os adeptos também devem ter. É algo que iremos discutir com a família numa altura adequada»

O CEO dos reds relembra que a prioridade é apoiar e respeitar o luto da família de Diogo Jota. Para já, o Liverpool irá homenagear o n.º 20 no primeiro encontro de pré-época no domingo, diante do Preston North End: «Vamos relembrá-lo nesse jogo e depois na tour e quando regressarmos. Quando voltarmos a Anfield e a época começar, vamos pensar nesses momentos. Vamos fazê-los numa altura oportuna. Queremos relembrar o Diogo e o André da melhor maneira.»

Além de diversos membros da direção do Liverpool, Cody Gakpo esteve presente esta tarde em Liverpool para homenagear Jota. O avançado neerlandês alimentou o mar de lembranças cedidas por milhares de adeptos aos jardins nas imediações de Anfield nos últimos dias. 

Billy Hogan destaca que a celebração da vida de Diogo Jota ultrapassa em larga escala os adeptos do Liverpool: «As pessoas querem fazer parte de um sentimento coletivo de luto e fazer parte da recuperação. Destaco o Everton, nossos concorrentes do outro lado do parque que têm sido um apoio enorme. Por isso ultrapassa largamente o clube. Queremos agradecer toda a gente no mundo do futebol.»

Cody Gakpo alimentou o mar de lembranças nas imediações de Anfield (Liverpool)

Diogo Jota faleceu, juntamente com o irmão André, na última quinta-feira, 3 de julho, vítima de um acidente de viação, em Zamora, Espanha.