A meteórica ascensão de David Jurásek

Benfica A meteórica ascensão de David Jurásek

NACIONAL02.07.202309:23

Foi tudo muito rápido na carreira de David Jurásek. 11 de fevereiro de 2022, há pouco mais de um ano e meio, o lateral-esquerdo que se apresenta como alternativa para ocupar o lugar que nos últimos largos anos foi ocupado por Álex Grimaldo no Benfica era apresentado no Slavia Praga, proveniente do FK Mladá Boleslav, no qual estivera apenas seis meses, e desde logo anunciado já «como um dos melhores laterais-esquerdos da liga» da Rep. Checa, como o catalogou o diretor-desportivo do Slavia, Jirí Bílek:

«Apesar da pouca idade, ele conseguiu ser um dos melhores laterais-esquerdos da liga. Acreditamos que tem um grande futuro pela frente e será um reforço válido para o Slavia.»

Natural de Dolní Nemcí, localidade a 270 quilómetros de Praga, Jurásek passou também pelo  Prostejov (2020 a 2021) e Brno (2016 a 2020) antes do Mladá Boleslav, no qual em 15 jogos (três golos e duas assistências) mostrou argumentos para voar mais alto.

«Estou animado. Em primeiro lugar quero convencer todas as pessoas de que pertenço aqui, de que isto não é um erro», disse no dia em que foi apresentado como reforço do Slavia, no qual concretizou até agora 55 jogos, com três golos e 15 assistências. De resto, tem sido esta capacidade para se integrar no ataque e assistir os companheiros ofensivos que levou Benfica, e não só, a colocar o nome dele na lista de observações.

Em março último, o presidente do Slavia, Jaroslav Tvrdík, já reagia ao interesse de alguns emblemas europeus, entre eles o Benfica, em Jurásek. «O futebol hoje é impulsionado por análises avançadas de dados. Todos os clubes de topo hoje veem que é um dos três melhores com menos de 23 anos na Europa. Ele tem grandes e estáveis atuações não só no campeonato, mas também na seleção. Além disso, é difícil encontrar um jogador de qualidade na posição de lateral-esquerdo. Ele tem o que é preciso para acabar, mais cedo ou mais tarde, num clube do topo da pirâmide do futebol europeu. No inverno recusamos €6 milhões e hoje não temos de nos arrepender, acredito numa transferência superior a €15 milhões. Será uma grande transferência para o Slavia e para os clubes que participaram da sua formação», disse em entrevista ao Sport.cz.

Opinião fundamentada pelo treinador, Jindrich Trpisovsky, no início de abril, após o jogo com o Sigma Olomouc, onde alegadamente estiveram observadores do Benfica a assistir:

«Muitas equipas perguntam pelo David e vêm observá-lo. Clubes famosos enviam os seus melhores olheiros. Uma equipa de Portugal está cá. É possível que ele jogue com Alex Bah na mesma equipa. Neste momento ele tem estatísticas e dados melhores do que os jogadores das principais equipas da Premier League. Não há muitos laterais-esquerdos assim. A progressão dele foi irreal, grande e interessante. Não quero nem pensar na saída dele, não consigo imaginar.»

Análise tática

David Jurásek não cresceu como lateral esquerdo, durante as diversas etapas da formação jogou a médio e extremo, e até a médio-ofensivo ou segundo avançado (polivalência que muito agradará e poderá ser útil a Roger Schmidt) antes de chegar ao Mladá Boleslav. Foi aí que o treinador Karel Jarolím o fez recuar no terreno e o adaptou a lateral. Aconteceu há sensivelmente dois anos. De então para cá conheceu ascensão meteórica nessa posição.


Jurásek, 1,83 metros, é possante e tem pulmão forte para fazer todo o corredor. É visto como alguém muito forte nos duelos defensivos, tanto pelo ar como pela relva, mas também capaz de fazer todo o corredor junto à linha, um pouco à imagem de Alexander Bah, que foi colega dele na época 2021/2022 no Slavia. Ou seja, não se integra tanto em jogo interior como Grimaldo fazia mas os cruzamentos para a área, junto à linha de fundo, são uma das imagens de marca.

A estatística da última época indica também que recupera muitas bolas no meio-campo adversário, ou seja, é forte na pressão. A chegar, Jurásek, mudará seguramente o paradigma na canhota, pois comparado com Grimaldo trata-se de alguém com números mais fortes defensivamente que ofensivamente.