A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Benfica-Marselha: penálti por marcar para os franceses

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Benfica-Marselha: penálti por marcar para os franceses

INTERNACIONAL11.04.202423:00

Um erro relevante

Michael Oliver viajou até Lisboa para dirigir o Benfica-Marselha, que se disputou no Estádio da Luz. O jogo foi referente à primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Oliver, de 39 anos de idade, é um dos mais experientes e conceituados árbitros europeus da atualidade, chamado recorrentemente para dirigir jogos de topo na Premier League e UEFA. Errou na análise de um lance relevante, não tendo (como devia) a colaboração devida do seu videoarbitro.

5' Bah falhou remate, estando muito perto da baliza adversária. O corte efetuado depois por Mbemba (estava nas costas do dinamarquês) foi legal. Lance bem analisado na área da equipa francesa.

16' Quando David Neres tocou a bola na direção de Tengstedt, o avançado dinamarquês estava em posição legal. Na sequência, Rafa marcou o primeiro golo da equipa lisboeta. Golo legal, na sequência de decisão correta do árbitro assistente.

18' David Neres agarrou Amine Harit (depois o adversário, como resposta, acabou por fazer o mesmo em relação ao adversário), impedindo-o de progredir no terreno de jogo. A infração do avançado encarnado foi antidesportiva e bem sancionada com o primeiro cartão amarelo da partida.

24' Florentino Luís fez corte legal sobre Balerdi. O defesa argentino ficou algo lesionado na sequência do contacto posterior, que foi decorrente de abordagem legal do médio do SL Benfica.

26' Fora de jogo assinalado a Aursnes. O lateral norueguês ia sair com perigo pelo corredor esquerdo quando foi bem sancionado pelo árbitro assistente.

33' Entrada durinha, por trás, de Mbemba sobre David Neres. O lance, no limite (para a advertência) acabou por ser apenas punido tecnicamente. Foi aceitável a gestão disciplinar efetuada por Michael Oliver.

37' Novo corte in extremis (mas legal) de Florentino Luís sobre um adversário que conduzia ataque em zona prometedora. Esteve bem a equipa de arbitragem ao nada assinalar. 

44' Quentin Merlin lesionou-se ao tentar disputar bola com David Neres, sem ter sofrido qualquer infração do jogador brasileiro. Também aqui esteve bem o juiz inglês ao nada assinalar.

52' Golo legal do Benfica, marcado por Di Maria, após assistência de David Neres. Tengstedt estava em posição irregular quando o argentino tabelou com o avançado brasileiro, mas não tocou na bola nem interferiu na ação/movimento defensivo dos seus adversários.

57' João Neves tentou a bola mas sem sucesso. O médio do Benfica derrubou Aubameyang dentro da sua área, de forma que as imagens mostraram ser muito clara. Michael Oliver terá visto o lance de forma distinta em campo, mas o seu videoárbitro estava "obrigado" a intervir em lance tão óbvio e evidente. Ficou por assinalar pontapé de penálti favorável à equipa francesa.

68' Quando Ounahi fez o passe, Aubameyang estava em posição legal. António Silva, mais recuado, colocou o avançado gabonês em jogo. O golo do Marselha foi bem validado pela equipa de arbitragem.

77' Balerdi, ainda fora da área, tocou com o braço direito no rosto de Marcos Leonardo, na sequência de movimento de rotação defensivo. O avançado brasileiro forçou a passagem, mas foi travado de forma irregular. Apesar de estar em zona muito privilegiada do terreno, o cartão vermelho não se aplicaria por não ser óbvio que o atacante norueguês tivesse possibilidade de controlar a bola (estava bem alta quando o contacto ocorreu). Ficou por assinalar pontapé livre direto para o Benfica e exibir amarelo ao argentino.

81' Balerdi, muito em jogo, desviou para canto bola cabeceada por Otamendi. O contacto ocorreu na zona do ombro/braço direito, sem que o defesa do Marselha tenha feito qualquer movimento irregular ou evitável. Lance bem analisado na área francesa.

84' Bah derrubou Aubameyang por trás, cometendo infração bem assinalada pelo árbitro inglês.

NOTA: 4