18 de abril: dia histórico para Benfica e Marselha
Momento do mítico golo de Vata (ASF)

18 de abril: dia histórico para Benfica e Marselha

INTERNACIONAL15.03.202415:49

Equipas voltam a defrontar-se na mesma data de outro encontro histórico

18 de abril de 1990. Qualquer adepto do Benfica, mesmo que não fosse vivo nesse dia, saberá o que o mesmo significa. É a data do inesquecível golo de Vata com a mão frente ao Marselha, que colocou as águias na final da Taça dos Campeões Europeus e criou uma polémica que, ainda hoje, dá que falar.

Esta sexta-feira, o sorteio ditou que Benfica e Marselha se defrontem nos quartos de final da Liga Europa. E quis o destino que a 2.ª mão da eliminatória tivesse lugar no mítico dia 18 de abril.

Assim, as águias terão hipóteses de esfregar sal na ferida dos adeptos do Marselha, que foi aberta há quase 34 anos. Ou, por outro lado, a equipa francesa poderá finalmente servir a vingança que deseja. Até porque as duas já se defrontaram, entretanto, em 2010, onde o Benfica voltou a sorrir. No entanto, ao contrário de 1990, este ano há um detalhe importante: o jogo decisivo da eliminatória será no Stade Velódrome.

A verdade é que, desde a Mão de Deus benfiquista, os dois emblemas tiveram sortes muito distintas.

Foi em 1990 que as águias se qualificaram pela última vez para a final da Taça dos Campeões Europeus, que perderiam para o Milan (0-1) dos três neerlandeses – Rijkaard, Gullit e Van Basten. Ainda hoje o Benfica continua sem sorte nas competições europeias, depois de atingir a final da Liga Europa em 2013 e 2014, de onde saiu também com a medalha de prata.

O Marselha, por outro lado, sagrar-se-ia campeão europeu em 1993, derrotando o mesmo Milan por 1-0, com golo de Basile Boli. Ele que curiosamente é hoje embaixador do clube francês e já avisou que o Benfica será um adversário muito complicado.

A 18 de abril de 2024, Benfica e Marselha voltarão a escrever história. Resta saber quem o fará enquanto vencedor.