10 eventos desportivos que não vai poder perder em 2024
Foto: IMAGO

10 eventos desportivos que não vai poder perder em 2024

INTERNACIONAL01.01.202409:00

Anote na sua agenda: o ano que agora começa vai ter Jogos Olímpicos, fases finais na Europa, América e África e atletas portugueses nos maiores palcos mundiais

1. Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos 2024 em Paris. Foto: IMAGO

A cerimónia de abertura será a 26 de julho e, pela primeira vez, não será num estádio, mas antes através de um desfile de barcos pelo rio Sena, em Paris, com até 600 mil pessoas a assistir. Portugal conta, para já, com oito modalidades e 25 atletas, mas a qualificação vai durar até junho. Vão ser os primeiros Jogos a alcançar a paridade de género, com o mesmo número de atletas femininos e masculinos a participar. Terminam a 11 de agosto.

2. Europeu de futebol

Estádio que vai receber o Euro 2024. Foto: IMAGO

Entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha, 24 seleções vão tentar suceder à Itália, vencedora em 2020. Portugal está no grupo F, com Turquia, Chéquia e o vencedor de um dos play-off (Grécia, Cazaquistão, Geórgia ou Luxemburgo), e chega aqui com uma qualificação perfeita: 10 vitórias em 10 jogos.

3. Copa América

Argentina. Foto: IMAGO

A campeã mundial Argentina e vencedora da última Copa América calhou no grupo de Peru, Chile e o vencedor do Trindade e Tobago-Canadá. Já o Brasil ficou com Colômbia, Paraguai e o vencedor do Honduras-Costa Rica. Di María já anunciou que vai deixar a seleção depois desta competição, que vai realizar-se de 20 de junho a 14 de julho, nos EUA.

4. CAN

Adeptos do Gana durante a qualificação para o CAN. Foto: Dominic Ekow/IMAGO

O Campeonato Africano das Nações vai decorrer de 13 de janeiro a 11 de fevereiro, na Costa do Marfim, e vai ter implicação direta na Liga portuguesa, com vários jogadores ausentes durante mais ou menos longos períodos de tempo. Três portugueses estão aos comandos de seleções que vão disputar a prova: José Peseiro (Nigéria), Rui Vitória (Egito) e Pedro Gonçalves (Angola).

5. Nova Liga dos Campeões

Troféu da Liga dos Campeões. Foto: IMAGO

A partir de setembro de 2024, a Champions League não vai ser a mesma. A fase de grupos tal como a conhecemos acabou e haverá 36 equipas a competir numa só liga. Antes da fase a eliminar, cada equipa fará 8 jogos: 4 em casa e 4 fora. Os jogos resultarão na mesma de um sorteio que as dividirá por quatro potes.

6. Campeonato do Mundo de futsal

Portugal conquistou o Mundial de futsal em 2021 (IMAGO)

Portugal é o detentor do título e vai ao Uzbequistão tentar repetir a proeza, tendo já garantido a qualificação. A competição decorre de 14 de setembro a 6 de outubro.

7. Moto GP em Portugal

Miguel Oliveira no Moto GP em Portimão. Foto: IMAGO

A segunda prova do Mundial de MotoGP será no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, de 22 a 24 de março, e contará naturalmente com presença do português Miguel Oliveira, agora pela Trackhouse Racing.

8. Play-offs e final da NBA

Neemias Queta durante o Boston Celtics-Sacramento Kings. Foto: IMAGO

Os portugueses têm, neste novo ano, uma razão adicional para estarem atentos à NBA. Os Boston Celtics querem certamente estar presentes nos play-offs, que arrancam a 20 de abril, e pode ser que até lá alterem o contrato de Neemias Queta para que este possa jogar. O jogo 1 das finais da NBA será a 6 de junho.

9. Tour e Vuelta

João Almeida na Vuelta. Foto: IMAGO

Se é daqueles que já tem por hábito meter férias para ver o Tour, então tome nota: este ano será de 29 de junho a 21 de julho, e contará com a estreia de João Almeida, com a camisola da UAE Emirates, ao lado de Tadej Pogacar, Juan Ayuso e Adam Yates. O ciclista português também está confirmado na Vuelta, de 17 de agosto a 18 de setembro, e cujas três primeiras etapas vão ser em Portugal. 

10. Europeu de Andebol

Kiko Costa foi o melhor marcador de Portugal frente à Tunísia (foto: Federação de andebol da Tunísia)

Prepare os cachecóis e as bandeiras: a Seleção Nacional de andebol estará nesta prova, que se realizará de 10 a 28 de janeiro, na Alemanha. Portugal faz parte do Grupo F, com Dinamarca, República Checa e Grécia.