Luís Montenegro
Luís Montenegro

Governo quer salário mínimo nos 1.100 euros até 2029

Programa do Governo será debatido no Parlamento na próxima semana

O Governo de Luís Montenegro prometeu aumentar o salário mínimo (atualmente nos 870 euros) para 1.100 euros — e criar condições para que o o salário médio, atualmente nos 1.525 euros, chegue aos 2.000 — até 2029, ano em que termina a legislatura. As metas definidas ara cada ano não foram avançadas, sendo estabelecidas com base na produtividade.

Estas medidas — que constavam do programa eleitoral da AD e que foram incluídas no Programa do Governo, entregue este sábado à Assembleia da República — fazem parte de um conjunto de outras intenções para «valorizar o trabalho e combater a pobreza».

O Programa prevê igualmente um novo alívio do IRS, com um corte de dois mil milhões de euros no imposto ao longo da legislatura, dos quais 500 milhões no presente ano.

A revisão de escalões de IRS, para «garantir que os mesmos se encontram adaptados à realidade da economia portuguesa», assim como o aumento progressivo do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI), até 870 euros em 2029, são outras das promessas.