Que bom não ter de recorrer à calculadora: as contas (fáceis) de Portugal no grupo J

Que bom não ter de recorrer à calculadora: as contas (fáceis) de Portugal no grupo J

SELEÇÃO11.09.202321:45

Seis jogos, seis vitórias, 18 pontos em 30 possíveis já conquistados e uma fase de qualificação que tem sido uma 'limpeza', com a Seleção de Roberto Martínez a dominar o grupo, totalista de vitórias no apuramento. O carimbo no passaporte para o Euro-2024 pode chegar já em outubro...

Ainda não está garantida matematicamente a qualificação de Portugal para o Euro-2024, mas só uma hecatombe, na verdade, é que poderá impedir a seleção orientada por Roberto Martínez de marcar presença na Alemanha no próximo ano.

À sexta jornada, totalista de vitórias e com 18 em 30 pontos possíveis conquistados, a Seleção Nacional nada decidiu nesta ronda, mas o próximo duelo, com a Eslováquia, nesta altura a segunda classificada do grupo J, com 13 pontos, já permitirá a Portugal colocar os dois pés no Euro-2024, perante os oito pontos de distância cavados para o Luxemburgo com a goleada desta segunda-feira.

Há 12 pontos ainda em jogo neste apuramento, a Seleção Nacional tem cinco de vantagem sobre a Eslováquia, que recebe na próxima paragem, em Outubro, e uma vitória lusa garante Portugal no próximo Europeu. Independentemente de eventual triunfo do Luxemburgo na Islândia, a turma das quinas garante oito pontos de distância para o segundo e terceiro classificados do grupo a três jornadas do fim e com nove pontos ainda em jogo. 

Como Luxemburgo e Eslováquia ainda se defrontam, não poderão somar mais que sete dos nove pontos em disputa. Aliás, até pode nem ser preciso conseguir os três pontos frente à Eslováquia, um será suficiente se o Luxemburgo perder na Islândia.

Contas fáceis de cabeça, sem termos de recorrer à máquina calculadora como em tantas outras ocasiões. Mas num grupo como este, na verdade, também não se poderia esperar outra coisa.