Wout van Aert em 'modo animal' vence na Taça do Mundo
Wout van Aert está de regresso às grandes vitórias no ciclocrosse. O belga conquistou este domingo na 9.ª prova da Taça do Mundo, em Dendermonde, na Bélgica, num circuito bastante enlameado, concluindo com 1.20 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, o seu compatriota Emiel Verstrynge, que liderou os perseguidores.
Conquering Dendermonde in style! 🌟 #CXWorldCup #FLCS pic.twitter.com/y5zA8dlc0u
— UCI Cyclo-cross World Cup (@UCIcyclocrossWC) January 5, 2025
Van Aert vence a segunda corrida consecutiva de ciclocrosse esta temporada em três participações, e não teve a oposição do seu arquirrival Mathieu van der Poel, ausente por lesão que já o afastou de três provas que tinha programadas, duas das quais contra o belga, incluindo esta em Dendermonde.
🇧🇪 #CXWorldCup
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) January 5, 2025
We’re underway. 🟡⚫️
Liveblog: https://t.co/SPl7g1xEHc pic.twitter.com/3dbaB7owVX
Já vencedor por duas vezes neste percurso (em 2020 e 2021), Van Aert arrancou da quarta linha da partida (devido à sua modesta classificação na Taça do Mundo, por ter falhado a maioria das provas já disputadas esta época), Wout van Aert chegou rapidamente à frente da corrida.
Slide out for Wout 🫠
— UCI Cyclocross (@UCI_CX) January 5, 2025
Quickly back up and moving forwards and still has over one minute lead on Verstrynge, his closest competitor.
Toon Aerts 🆚 Joran Wyseure locked in the battle for third but Vanthourenhout also on the hunt! #CXWorldCup pic.twitter.com/ptVNhASogq
Aproveitando as condições difíceis do piso, com muita lama e troços pedonais, o corredor da Visma-Lease a Bike superiorizou-se claramente a partir da terceira volta (de oito), abrindo aos pouco uma enorme vantagem para os adversários, que tiveram no desconhecido Emiel Verstrynge (Crelan-Corendon), o melhor representante, também isolado na segunda posição, e no igualmente pouco visto em posições cimeiras, Joran Wyseure (Crelan-Corendon), a completar o pódio.
«É o tipo de corridas que fica para memória. Quando se está a competir, às vezes pergunta-se por que se está a fazer isto, mas é tão difícil manter o foco e procurar a vitória que se torna tão divertido», disse Van Aert em entrevista após a corrida.
🎢 Riding the rollers 🎢
— UCI Cyclocross (@UCI_CX) January 5, 2025
Wout van Aert looks to be starting to shake off Verstrynge, with a +7s gap now. Lap 3️⃣ / 8️⃣.#CXWorldCup #FLCS pic.twitter.com/qps0GMsWjB
«Estas duas vitórias consecutivas são muito importantes para mim. Para ser sincero, estou surpreendido, por estar a ter estes resultados tão cedo. É um reforço de confiança continuar a trabalhar rumo à temporada de estrada», declara o belga.
Corredores renomados como Eli Iserbyt, que ainda na véspera, sábado, na prova do Troféu Superprestige, Gullegem (Bélgica), tinha lutado até aos metros finais pela vitória com Van Aert, não foi além do 11.º lugar, a 3.46 minutos deste último, ou ainda o campeão europeu Thibau Nys, que terminou em 8.º, a 3.14 do vencedor.
Now that is one busy pit 🥵
— UCI Cyclocross (@UCI_CX) January 5, 2025
Crashes and chaos in Lap 1️⃣👇#CXWorldCup #FLCS pic.twitter.com/l1j7uic6rT
Os dois primeiros da classificação geral da Taça do Mundo, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Cibel Clementines) e Toon Aerts (Deschacht-Hens-FSP) terminaram apenas na quinta e quarta posições, respetivamente. Vanthourenhout tem agora 24 pontos de vantagem sobre Aerts.