Clima política nos Estados Unidos afasta emblema alemão
Clima política nos Estados Unidos afasta emblema alemão - Foto: IMAGO

Werder Bremen cancela digressão devido ao clima político nos Estados Unidos

«Jogar numa cidade onde há tumultos e pessoas a serem mortas não se coaduna com os valores do nosso clube. Isso não vai acontecer connosco», sublinha Klaus Filbry, diretor-geral dos alemães

O Werder Bremen cancelou a sua digressão promocional aos Estados Unidos, que estava planeada para maio. Klaus Filbry, diretor-geral do clube alemão, revelou que a decisão se deveu principalmente à instável situação política no país, mas também a fatores desportivos e económicos.

A viagem, que vinha a ser preparada há vários meses, tinha como destino o estado do Minnesota. No entanto, a situação de agitação social em Minneapolis, a maior cidade do estado, foi um fator decisivo para o cancelamento. «No Minnesota, duas pessoas foram mortas a tiro por autoridades estatais. Jogar numa cidade onde há tumultos e pessoas a serem mortas não se coaduna com os valores do nosso clube. Isso não vai acontecer connosco», afirmou Klaus Filbry em declarações ao jornal DeichStube.

Outra grande preocupação do emblema da Bundesliga prendia-se com as novas e mais rigorosas regras de entrada nos EUA. As autoridades fronteiriças norte-americanas apresentaram um plano que poderá obrigar os viajantes a divulgar os seus perfis nas redes sociais dos últimos cinco anos para verificação. A incerteza sobre a implementação desta medida gerou receios no seio do Werder Bremen.

«Já não se sabe com que jogador se pode entrar nos EUA devido ao endurecimento das condições de entrada», explicou Filbry, sublinhando a imprevisibilidade da situação.

Por fim, o diretor-geral admitiu que a delicada situação desportiva da equipa também pesou na decisão. «Acresce que a atual situação desportiva dificulta o planeamento e, por isso, existiam também certos riscos económicos», confessou. O Werder Bremen ocupa atualmente o 16.º lugar na tabela classificativa, posição que dá acesso ao play-off de manutenção. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 22 e 26 de maio, coincidindo com o período em que a digressão deveria realizar-se.