Wallace suspenso por incitamento à violência contra Lula
Campeão olímpico pelo Brasil nos Jogos do Rio-2016, Wallace de Souza, jogador de 37 anos do Cruzeiro de Belo Horizonte, foi esta segunda-feira suspenso em definitivo por 90 dias pelo clube e um ano na ‘canarinha’ pelo Conselho de Ética do Comité Olímpico do Brasil (COB), devido a mensagens consideradas de teor abusivo para com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva (Lula).
A deliberação no sentido de suspender o atleta foi unânime, com base em alegado «ato antiético e por promover e incitar à violência nas redes sociais», e surpreendeu a comunidade desportiva brasileira.
Apoiante confesso do ex-Presidente, Jair Bolsonaro – candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2022 -, Wallace havia sido provisoriamente suspenso já há dois meses, a 31 de janeiro, após ter partilhado, na sua página na rede social Instagram, uma sondagem em que questionava os internautas «acha que Lula merece um tiro na cara?».
Por esse motivo, devido aos dias de suspensão, entretanto já cumpridos, Wallace poderá voltar a jogar dentro de um mês, a 3 de maio, mas na seleção do Brasil o castigo é maior: um ano de suspensão (só poderá voltar à seleção brasileira em 2024). O jogador já tinha renunciado à ‘canarinha’ após os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (jogados em 2021), mas voltara atrás na decisão em 2022, quando, em maio, disputou o Campeonato do Mundo pelo Brasil.