Volta à Suíça: João Almeida desce à 5.ª posição em dia de triunfo de Thibau Nys
João Almeida perdeu alguns segundos para os principais adversários na luta pela vitória na Volta a Suíça, na terceira etapa, esta terça-feira, ganha pelo belga Thibau Nys, da equipa Lidl-Trek.
No final de um percurso difícil entre Steinmaur e Rüschlikon (161,7 km), o português da UAE Emirates deixou-se cortar num terceiro grupo que concluiu a tirada a sete segundos do septeto da dianteira, liderado por Nys, que se impôs, em sprint, a Stephen Williams (Israel-Premier Tech) e Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), segundo e terceiro, respetivamente.
Winner of Stage 3: Thibau Nys (@LidlTrek ) pic.twitter.com/fxmz1bVL43
— Tour de Suisse (@tds) June 11, 2024
Nos últimos quilómetros, o primeiro classificado da geral, Yves Lampaert (Soudal Quick-Step), atrasou-se, perdendo 46 segundo na meta para o grupo da frente, e cedeu assim a camisola amarela a Alberto Bettiol.
Ao perder, entre sete e quatro segundos para os rivais diretos, algum do tempo que lhes conquistou no prólogo inaugural da prova, João Almeida baixou duas posições na geral, para a quinta, a nove segundos de Bettiol, que tem seis segundos de vantagem sobre o britânico Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e o neerlandês Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike).
WHAT AN INCREDIBLE FINALE 🚀
— Eurosport (@eurosport) June 11, 2024
Thibau Nys wins in spectacular fashion to take the victory on Stage 3 of the Tour de Suisse 🇨🇭#roadcycling #tourdesuisse #cycling pic.twitter.com/xHj0Rq1sYD
Rui Costa (EF Education-EasyPost), que foi quinto na terceira etapa, terminou a quarta na 56.ª posição, a 43 segundos do vencedor, e Nelson Oliveira (Movistar), na 96.ª, a 4.51 minutos.
A corrida decidiu-se nos últimos 40 quilómetros, em que se incluíam três subidas curtas, mas seletivas. No pelotão, a EF Education-EasyPost impôs um ritmo impossível para os velocistas puros e para o êxito do quinteto em fuga.
Depois do desgaste provocado pelas primeiras duas ascensões, a derradeira, com 700 metros e 7% de inclinação média, foi palco de batalha decisiva. Fortemente atacada, desde logo fracionando o pelotão – com João Almeida deixar-se surpreender -, Wilco Kelderman ainda tentou surpreender os mais rápidos, acelerando ainda distante da meta, mas a 200 metros desta não resistiu à superior capacidade de explosão de Thibau Nys.