Volta a Itália: etapa 13 foi mesmo encurtada devido ao mau tempo
A 13.ª etapa da Volta a Itália, entre Borgofranco e Crans Montana, na Suíça, foi encurtada devido ao mau tempo no norte do país, numa altura em que a corrida vai entrar nos Alpes.
«Tendo em conta as condições adversas, especialmente na parte italiana, a comissão decidiu aceitar os pedidos dos ciclistas e aplicar o protocolo das condições climatéricas extremas. A 13.ª etapa será encurtada, com o quilómetro zero a ser localizado em Le Chable, na entrada do Croix de Couer. A parte final da corrida será realizada sem alterações», diz um comunicado da organização.
Viste le avverse condizioni meteo, soprattutto nella parte italiana, la Commissione ha deciso di venire incontro alle richieste degli atleti applicando l'Extreme Weather Protocol.
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 19, 2023
La tappa 13 viene accorciata con il nuovo km 0 che sarà posto in località Le Chable, all'imbocco… pic.twitter.com/5Uah8eXpDu
A corrida passa assim de 199 para 74km e arranca já na Suíça, em Sembracher, onde fica o novo quilómetro zero.
A etapa já tinha sido encurtada por causa da neve, que ‘eliminou’ grande parte da subida a Gran San Bernardo, que seria o ponto mais elevado do Giro a 2.469 metros de altitude, voltou a sofrer nova alteração, reduzindo o traçado.
A meta em Crans Montana está instalada no final de uma subida com 15 quilómetros.