Volta à Eslovénia: Rui Oliveira desclassificado após primeira vitória da carreira
Rui Oliveira (UAE-Emirates) ainda festejou esta quinta-feira a primeira vitória enquanto profissional, ao vencer a segunda etapa da Volta à Eslovénia, mas acabou por ser desclassificado devido a «sprint irregular».
O corredor português disputou o sprint com Fabio Christen (Q36.5), que ficou a reclamar quando o português guinou um pouco para a esquerda e o terá, alegadamente, apertado contra as barreiras da estrada.
El equipo @Q36_5ProCycling reclamó por el movimiento de Rui Oliveira en el esprínt y se confirma que se relega al portugués al 6º puesto.
— Top Ciclista (@TopCiclista) June 5, 2025
El suizo que ya era líder, suma 4'' más de bonificaciones para la general, con A. Johannessen 2º a 16'' y Tao 3º a 21''. #TourOfSlovenia https://t.co/mM4vbA8HDI pic.twitter.com/ZjysIJnZ43
A festa de Rui Oliveira, que chegou até a falar na flash-interview de forma emocionada, acabou estragada.
7 years of leading others out... now he gets his moment ❤️
— Cycling on TNT Sports (@cyclingontnt) June 5, 2025
Rui Oliveira emotional after his first professional win 🥹 pic.twitter.com/n4FyHBHEJ6
A organização demorou largos minutos a decidir, mas acabou por dar a vitória ao suíço e relegar Rui Oliveira para 6.º da etapa.
Christen passa assim a ser líder da classificação geral, com Rui Oliveira em 4.º, a 25 segundos.António Morgado é 9.º, a 1m18, e Ivo Oliveira é 17.º, com o mesmo tempo.
(atualizado às 14h49)