Marítimo afastado da Taça de Portugal feminina
Marítimo afastado da Taça de Portugal feminina

Futebol cruel para Fatumata Sissé: FC Porto está nas meias-finais

Avançada do Marítimo marcou o golo que colocou equipa a vencer até à segunda parte, foi das melhores em campo e no final falhou o penálti que dava o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal feminina

O FC Porto está nas meias-finais da Taça de Portugal feminina pela primeira vez, depois de ter derrotado o Marítimo por 6-5, nas grandes penalidades, depois do 1-1 após prolongamento.

Um final cruel para Fatumata Sissé, que falhou o penálti do afastamento, depois de ter sido positivamente decisiva no jogo jogado. A jogadora do Marítimo colocou a equipa a vencer logo nos primeiros segundos do jogo. Erica Costa cruzou na esquerda e de pé esquerdo Fatumata Sissé rematou para o 1-0. Foi o terceiro golo da avançada guineense na Taça de Portugal feminina.

As muitas alterações feitas pelo técnico Albano Oliveira na equipa insular tornaram-na mais fresca e num relvado muito pesado, devido à chuva, e o resultado só não foi para o intervalo mais dilatado para o Marítimo porque a guardiã do FC Porto, Cora Brendle, negou o golo a Gabi Zidoi, em cima do apito do apito para o descanso.

O FC Porto tentou responder na segunda parte e conseguiu o empate aos 55 minutos, numa jogada que teve de ser validada pelo VAR. Uma boa jogada na esquerda e Lara Perruca coloca a bola na baliza, mas foi assinalado fora-de-jogo, por parte da assistente, e a árbitra Cristina Amaral validou o golo, após análise do VAR:

O jogo passou a ser mais disputado, o que justificou o empate no final dos 90 minutos. Sem mais golos até ao final do tempo regulamente, a decisão de quem passaria às meias-finais da Taça de Portugal feminina foi para prolongamento no Imaculada Conceição, no Funchal, mas nem assim o marcador sofreu alterações e a sentença foi para as grandes penalidades.

Foi sofrimento até ao final. O FC Porto até esteve em desvantagem, devido ao falhanço de duas grandes penalidades, por Galochas e Cristina Ferreira, mas o Marítimo tropeçou e houve empate até aos 3-3. Depois na pressão de não ser possível falhar, Angeline da Costa chegou ao 6-5 para o FC Porto e Fatumata Sissé falhou o penálti que permitiu o apuramento ao FC Porto. Depois de uma grande exibição, a avançada guineense tremeu e ficou provado no Funchal como o futebol pode ser cruel, num só jogo.

O FC Porto , que disputa a II Divisão, eliminou um adversário primodivisionário — precisamente a equipa que tinha tombado as azuis e brancas em 2024/25 — e vai pela primeira vez jogar as meias-finais da Taça de Portugal feminina, onde vai defrontar o também estreante Vitória de Guimarães, que eliminou o Famalicão nos quartos-de-final, por 3-0.