Viñales castigado perde pódio no Qatar
Maverick Viñales fez uma corrida espetacular intrometendo-se entre os suspeitos do costume na luta pelos lugares da frente e, no final, depois de ter conseguido segurar o segundo lugar do pódio, estava visivelmente satisfeito. «É sinal que estamos a fazer um bom trabalho», exultou o espanhol.
🚨BREAKING🚨 Maverick Viñales demoted to P14 after receiving a 16-second penalty due to low tyre pressure#QatarGP 🇶🇦 pic.twitter.com/67WSkClT1L
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 13, 2025
Mas este estado de graça duraria pouco tempo, embora demasiado, já que o piloto da KTM subiu ao pódio, celebrou no mesmo, apesar de estar sob investigação, sujeitando-se a um papel algo constrangedor já que pouco depois sairia o castigo que o atirou para o fundo da classificação, mais concretamente 14.º posto.
Com esta penalização, Bagnaia sobe a segundo e Morbidelli a terceiro.
Tudo porque aparentemente correu o Grande Prémio do Qatar com pressão irregular dos pneus e, por isso, penalizado em 16 segundos!
Maverick Viñales con la percepción de la realidad completamente alterada liderando con una KTM#MotoGP pic.twitter.com/7JKwV4qoyy
— Juan Pablo (@JuanPabloLope7_) April 13, 2025
As regras que geraram abastante polémica ditam a pressão dos pneus, que pode variar consoante o circuito, e os pilotos têm de obedecer às pressões mínimas durante um mínimo de 60% das voltas em qualquer distância de corrida superior a 15 voltas (30% nas sprint).
No matter the outcome, this means more 🧡🫂 pic.twitter.com/8WJSYJkUsD
— Maddie (Viñales’ Version) (@abtmaverick12) April 13, 2025
A pressão mínima do pneu dianteiro slick caiu, no ano passado, de 1.88 bar para 1.80 bar, e ,em caso de chuva, o mínimo exigido é 2,0 bar. Para os traseiros: 2,0 bar para os lisos e 1,7 bar para pneus de chuva.
Para infrações na sprint, é aplicada uma penalização de oito segundos, com uma penalização de 16 segundos se esta infração se verificar no Grande Prémio.
Foi o que aconteceu com Maverick Viñales.