Márquez arranca vitória no Qatar mas não foi um passeio
Para quem achava que este Mundial ia ser um passeio alegre e solitário de Marc Márquez o GP do Qatar veio mostrar que pode não ser bem assim.
É certo que o espanhol juntou a vitória na corrida principal ao triunfo da sprint, na véspera, na quarta etapa do Mundial de MotoGP. somando o sétimo triunfo em 8 possíveis, mas, desta vez, o espanhol não passeou por Losail e viu até dois adversários liderarem a corrida no circuito construído em 2004.
🚥LIGHTS OUT in Qatar! 🚥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 13, 2025
Contact between the Marquez brothers and FRANKY LEADS 🚀#QatarGP 🇶🇦 pic.twitter.com/jMMVsZXI6x
Just pure heartbreak 💔Grand Prix over for @88jorgemartin #QatarGP 🇶🇦 pic.twitter.com/317FMvVAfD
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 13, 2025
A corrida não começou bem para o espanhol que sofreu um toque do irmão Álex na primeira curva, viu Morbidelli passar para a liderança e ainda assistiu à excelente exibição de Maverick Viñales (Tech3 KTM) que também voltou a saborear o que é andar na frente.
Mas Marc Márquez (Ducati) ultrapassou o surpreendente Maverick Vinales a sete voltas do fim, à segunda tentativa, e arrancou para a terceira vitória em quatro provas no Mundial, registando mesmo a volta mais rápida já na frente da corrida (1.52,561). Vinãles (KTM) e Pecco Bagnaia (Ducati) completaram o pódio.
Quem não conseguiu terminar foi Jorge Martín. O campeão do Mundo estreou-se no Mundial depois da ausência devido a lesão, mas acabou por cair, não escondendo a frustração em plena pista. O atual campeão da MotoGP foi levado para o centro médico para atendimento.
Já no final da corrida, ficou a saber-se que Maverick Vinales está sob investigação por possível baixa pressão dos pneus. A confirmar-se, a estrela da KTM receberá uma penalização de 16 segundos, o que o fará cair do 2.º para o 15.º lugar.
A próxima corrida realiza-se em Jerez, daqui a duas semanas, e pode marcar o regresso do português Miguel Oliveira (Pramac Yamaha) que esteve no Qatar mas apenas a assistir à corrida, uma vez que ainda se encontra lesionado.