A nova temporada de Fórmula 1 está quase a começar, por isso leia tudo o que a BOLA preparou para si e confira o genérico com o elenco para o novo campeonato (X/Formula 1)

Villeneuve critica a McLaren

Ex-campeão Mundial diz que se a equipa mantiver a política de igualdade entre Norris e Piastri vai perder mais do que ganhar

A investida de Lando Norris ao título mundial de Fórmula 1 do ano passado foi prejudicada pela forma como a McLaren gere os seus pilotos. Quem o diz é Jacques Villeneuve, ex-campeão mundial de Fórmula 1 de 1997 com a Williams.

O canadiano acha que a equipa hesitou demasiado tempo sobre a melhor forma de organizar a sua estratégia na batalha com Max Verstappen e a Red Bull, e no início desta temporada ambos os pilotos da McLaren partem, novamente, como candidatos ao título mundial.

«No ano passado, a McLaren parecia não querer lutar pelo título mundial», justificou Villeneuve. «A realidade é que não ajudaram Norris, até o prejudicaram em certa medida. Não sei como é que esta situação se vai desenrolar nesta temporada. Qual é o equilíbrio de poder na McLaren? Vão apenas roubar pontos uns aos outros?», questionou o canadiano.

Norris é o favorito das casas de apostas para vencer o título mundial de Fórmula 1 desta temporada, mas Villeneuve acrescentou que, se a equipa não tiver uma estratégia para gerir os seus dois pilotos, Lando e Oscar Piastri podem roubar pontos um ao outro.

Zak Brown e Andrea Stella anunciaram recentemente que a equipa vai manter a política de «dois pilotos número 1» o máximo de tempo possível durante a temporada. Precisamente a mesma estratégia adotada no ano passado, com a prioridade para Lando Norris e a utilização de ordens de equipa a não correram da melhor forma, como ficou visível com o quarto título consecutivo de Verstappen. O neerlandês foi primeiro com 437 pontos, Norris foi segundo com 374 e Piastri quarto com 292.